terça-feira, 13 de junho de 2017

TELINHA QUENTE 263

Resultado de imagem para grantchester
Roberto Rillo Bíscaro

Dobradinha da Decepção

Fazia tempo que não organizava dobradinha de TV; pena que esta seja sobre uma série e uma mini que me decepcionaram.
Os detetives-diletantes são subgênero na literatura/dramaturgia policial, que abriga um sub-subgênero, o dos investigadores religiosos. Um dos representantes desse grupo é o clérigo anglicano Sidney Chambers, dos contos de James Runcie. Em 2014, a ITV levou os Grantchester Mysteries pras telinhas, em meia dúzia de episódios independentes, mas interligados, batizados de Grantchester, o condado perto de Cambridge onde Sidney e o inspetor ateu Geordie Keating resolvem crimes e assassinatos. Grantchester não é ruim, mas é reservada demais. Os britânicos têm mesmo essa fama, mas nem mesmo a excelente reconstituição de época conseguiu me fazer empatizar com Sidney. Tudo muito bonitinho, tudo muito esperto (aparentemente), mas tudo meio mecânico.
Os desinteressantes dilemas pessoais de Chambers imbricam-se nas tramas policiais, que não passam de distrações pras questões que realmente parecem as mais importantes no roteiro, a saber, se Sidney vai ou não ficar com a amiga sem graça ou se a alemã mal-desenvolvida como personagem será a escolhida. Ainda que louve essa inserção contemporânea de vida íntima nesses detetives, porque os torna mais humanos, acho que o cancelado símile australiano The Doctor Blake Mysteries fazia trabalho muito mais simpático, onde tanto o pessoal quanto o detetivesco atraem e são fofos. Esses shows são pra distrair mesmo; quem quer coisa “séria” que vá ver Happy Valley.
Os escandalizados desavisados com a “decadência” da música deviam ver Grantchester, porém, que, situada nos anos 50, mostra a resistência do inglês típico à “invasão” do hoje cultuado jazz. Imagine, "essa música de preto, com inglês errado, substituindo as leves operetas de Gilbert & Sullivan, good God"! Viram como Grantchester não é ruim? Eu que não gostei: só vi uma temporada, mas já deve estar na 3 ou 4, pesquisem. 


Virage Nord (2015) tem 3 capítulos e é tentativa francesa de repetir a lugubridade das séries escandinavas. Em termos de ambientação consegue, porque o norte da França é frio, castigado pelo vento e com céus de chumbo. Em termos de história, conseguiu que eu passasse boa parte do capítulo final mexendo no celular sem pausar a TV.
Durante jogo de futebol, um jovem é assassinado e uma moça detida. Sua irmã é policial em Paris e vem pro norte ajudar a mana. Logo percebe-se que há mais em jogo literalmente. Propina, apostas e até clube de exploração sexual de menores gays (maldade situarem-no na Bélgica!). Felizmente não há trechos de futebol, mas tudo é muito desinteressante, porque o roteiro tentou emular a profundidade e desolação existências dos Nordic Noir, mas não dá pra comparar Saga Noren com aquela detetive com cara de Lidia Brondi, usando o mesmo agasalho (como Sara Lund; dá um tempo, né?), mesmo depois de baleada e ensanguentada (que noja, fia!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário