domingo, 11 de junho de 2017

CONSCIENTIZAÇÃO ALBINA EM MACEIÓ

Grupo de albinos da SMS celebra dia de conscientização


albinismo

Celebrado neste domingo (11), o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo será comemorado pela Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na segunda-feira (12), durante a reunião do Grupo de Albinismo.
Com início programado para as 8h30, o encontro – que também tem o objetivo de celebrar o Dia Municipal do Albino, aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores para ser comemorado sempre no dia 13 de junho – será aberto com a palestra “Câncer de Pele”, que será ministrada pela dermatologista Mariane Resende, que atua no Centro Especializado em Reabilitação (CER) do PAM Salgadinho.
No segundo momento da reunião, a terapeuta ocupacional Taís Sarmento, da Apse Audiovisual, fará uma explanação sobre o tema “Informações Básicas sobre Orientação e Mobilidade (OM), seguida do esclarecimento de dúvidas dos participantes.
De acordo com a assistente social Luciana Ferreira, técnica da GAPD, o grupo – que reúne cerca de 60 albinos e foi criado em 2009 com a finalidade de compartilhar orientações e informações sobre saúde e direitos dessa população – terá avanços a comemorar. Desde o último mês de março, a SMS garantiu à população de albinos do município o acesso facilitado ao atendimento em dermatologia na rede pública, assim como o encaminhamento adequado em reabilitação visual, que passou a ser feito pelo CER da Pestalozzi e pela Apae Audiovisual.
“O albinismo provoca muitos problemas, especialmente na pele e na baixa visão, daí a importância desse atendimento. Além disso, Maceió, que já tinha o fornecimento de protetores solares para esses usuários desde 2012, teve esse direito assegurado, por meio da aprovação da Lei Municipal nº 6.605/2017, na Câmara Municipal”, afirma Luciana.
Albinismo
Apenas uma em cada 17 mil pessoas no mundo apresenta alguma forma de albinismo, o que torna essa característica rara. O albinismo é a incapacidade de um indivíduo em produzir melanina, que é um filtro solar natural e que dá cor à pele, pelos, cabelos e olhos. O albino não consegue se defender da exposição ao sol e a consequência imediata é a queimadura solar, principalmente na infância, quando o controle é mais difícil. Sem a prevenção, os pacientes envelhecem precocemente e desenvolvem cânceres de pele agressivos e precoces.
O Dia Mundial do Albino foi instituído pela ONU no dia 13 de junho, a partir de 2015.

Um comentário:

  1. Isso é muito importante para nós albinos.
    Parabéns pela iniciativa e por nosso dia.

    ResponderExcluir