sexta-feira, 9 de junho de 2017

SBD

"Albinismo: além do que se vê”

Sociedade Brasileira de Dermatologia Comemora o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo, faz campanha nas redes sociais e reúne grupo de pacientes na Faculdade de Direito da Cidade do Salvador

O evento da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com o Congresso Dermato Bahia 2017 e com a Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (APALBA), exalta os talentos e conquistas das pessoas com albinismo e a união à luta contra os desafios que os portadores enfrentam. Também antecipa as comemorações do Dia Mundial do Albino, instituído pela ONU no dia 13 de junho, a partir de 2015.
“Albinismo além do que se vê” é o nome da comemoração que será realizada numa manhã de palestras e confraternização com um grupo de 100 portadores, na Faculdade de Direito da Cidade do Salvador. O projeto conta com o apoio da L'Óreal , Balyhoo, Beleza Natural, Bleymed, UV Line e Faculdade de Direito da Cidade do Salvador.
O evento e a conscientização da população sobre o albinismo da Sociedade Brasileira de Dermatologia tem como embaixador o gênio da música brasileira, Hermeto Pascoal. Em depoimento ao projeto, Hermeto declara: “Eu gosto muito da minha cor, eu acho que ela que me influencia para fazer muitas coisas. Nunca senti preconceito, porque quem sente preconceito não se sente feliz com si próprio. Os momentos que são aparentemente mais difíceis, para mim são os mais maravilhosos. Porque são a provação. O mundo é provação, meu amigo”, encerra o artista.
Assista ao depoimento de Hermeto Pascoal na íntegra: www.youtube.com/watch?v=IRL-vYO4fAA
Apenas uma, em cada 20 mil pessoas no mundo, apresenta alguma forma de albinismo, o que torna essa característica algo raro. O albinismo é a incapacidade de um indivíduo em produzir melanina, que é um filtro solar natural e que dá cor à pele, pelos, cabelos e olhos. O albino não consegue se defender da exposição ao sol e a consequência imediata é a queimadura solar, principalmente na infância quando o controle é mais difícil. Sem a prevenção, os portadores envelhecem precocemente e desenvolvem cânceres da pele agressivos e precoces.
Dra. Carolina Marçon, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Coordenadora do Programa Pró-Albino, reforça que “com orientação e cuidados adequados, as queimaduras solares e demais danos causados pelo sol na pele, podem ser prevenidos, melhorando muito a qualidade de vida futura dos pacientes albinos”.
Durante o encontro acontecerão palestras multidisciplinares com médicos acerca dos cuidados dermatológicos, oftalmológicos e de inclusão social. Os direitos dos albinos também serão abordados. Logo após a abertura oficial do evento, haverá apresentação do “Pagode da Galera Albina”.
A Bahia é um dos estados brasileiros que concentra maior número de albinos, e não é sem razão que conta com inúmeros profissionais médicos, das mais
diferentes especialidades, preparados para os cuidados que os portadores demandam. Alguns destes profissionais estarão representados no evento pelos palestrantes: Dra. Shirley Cristina Moreira, dermatologista, Dra. Lília Maria de Azevedo Moreira, geneticista, e Dra. Ludmila Freitas de Almeida, oftalmologista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário