segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CAIXA DE MÚSICA 143


Roberto Rillo Bíscaro

Nos anos 80, bandas antigas como Yes e Genesis eram chamadas de dinossauros. O meteoro punk de 1977 condenou à obsolescência tudo que não tivesse 3 acordes. Exageros à parte, o choque punk, new wave, synth pop foi bem-vinda.
Como a fila anda, os artistas de minha década de 80 são jurássicos faz tempo. Desconheço se o termo dinossauro ainda é usado, mas de quando em vez algum deles dá o ar da graça lançando material novo, entre uma turnê conjunta de revival e shows em teatros e locais menores. Este ano resenhei álbuns da Blondie e do Erasure, por exemplo.
Quem voltou agora foi o Information Society. Muito popular no Brasil na segunda metade dos 80’s e primeira dos 90’s, os norte-americanos lançaram _Hello World e parece até que se apresentarão no país.
Não é negócio pra banda antiga mudar a sonoridade, porque arriscam perder a base de fãs – sempre na descendente – e dificilmente farão novos em número significativo. O InSoc sabe disso e _Hello World é produto típico do grupo: um ou outro aceno contemporâneo, experimentalismo bem de leve pra não prejudicar o caráter pop, faixas que às vezes se confundem pela semelhança das bases e ênfase nas canções dançantes, forte do grupo, que quando faz lenta ou mid-tempo torna-se mais um numa multidão de grupos faceless. Basta conferir Creatures of Light and Darkness e Above and Beyond, quantas assim não ouvíamos há 25 anos?

Então, é botar as faixas dance e fazer festa! The Prize tem começo de videogame pra depois engatar num Techno super 90’s. Where Were You trai a influência dos ingleses do Depeche Mode; Get Back é delícia que arrasaria nas rádios d’outrora; Dancing With Strangers é fruto de quem ouviu Chemical Brothers e Prodigy e misturou com world music. Pra dançar se sentindo em Nova Deli.
Jonestown seria outro sucesso outrora; dance pop contagiante. Nos anos 80, o Ultravox nos liberou pra dançar o fim do mundo com lágrimas nos olhos, então não estranha tanto o tema da canção: a morte em massa de 900 pessoas devido ao fanatismo religioso idiota de Jim Jones, no fim dos anos 70. O tema trai a idade do pessoal do InSoc...
O mundo não ouvirá _Hello World, porque a época do InSoc passou, mas os fãs não têm do que reclamar.
Ah, e ainda tem cover de Beautiful World do Devo, com participação do Gerald Casale e tudo. Os leitores jovens que já se perguntavam quem diabos é Information Society, devem estar repetindo-a sobre o Devo. É d’outra era geológica, mas vocês poderiam ouvir InSoc e Devo pra conhecer pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário