terça-feira, 21 de outubro de 2014

TELINHA QUENTE 137

Roberto Rillo Bíscaro



O prazer despertado pela retrô The Doctor Blake Mysteries atentou-me pra TV australiana. Há poucas semanas, descobri Old School (2014), série (minissérie? Ainda não se sabe se haverá temporada 2) em 8 capítulos, produzida pela mesma ABC1, do médico detetive diletante.
Há 12 anos, um assalto grandioso resultou na prisão dum dos integrantes da quadrilha e no ferimento à bala dum dos policiais. Em liberdade condicional, Lenny volta às ruas disposto a pôr as mãos na sua parte da grana do roubo. Ted está aposentado da polícia, sem se conformar em não haver capturado quem o feriu e praticamente destruiu sua carreira. Sexagenária, essa improvável dupla alia-se pra conseguir seus objetivos.
Na linha “estranho casal” – cuja referência principal talvez sejam personagens interpretadas pelos finados Walter Matheau e Jack Lemmon – Old School diferencia ao justa/contra/sobrepor polícia e bandido relacionando-se, não necessariamente como amigos, mas como partes integrantes um do outro. A fronteira entre lei e (des)ordem torna-se cada vez mais porosa, embaralhando nossa velha percepção maniqueísta de bem e mal.        
Tudo isso sem filosofar; Old School é policial com tons de comédia, por vezes de humor negro.  O problema é que o roteiro nem sempre consegue manter o interesse, tornando o show meio irregular. Ajudam a química e a simpatia de Sam Neill e Bryan Brown, respectivamente Ted e Lenny. Não ajuda Lenny passar os 8 episódios com a mesma roupa. Ai que deselegante, né Sandra Annemberg? Isso é aceitável em animação ou uniforme de super-herói, mas em série realista dá impressão de cheiro de cecê. 
Pra começar a aventurar-se na produção televisiva australiana, recomendo The Doctor Blake Mysteries, mas Old School pode distrair os que estão sem série nova pra acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário