domingo, 13 de novembro de 2011

ALBINO INCOERENTE EM ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA



Uma de minhas atribuições no campus Biriguí do IFSP é coordenar o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Todos os campi dos Institutos Federais espalhados pelo país possuem um NAPNE, que tem atividades plurais dentro da instituição: acolher e possibilitar pleno desenvolvimento educacional a alunos com necessidades específicas, capacitar funcionários e professores para atender as diversas necessidades individuais, prover os campi com recursos de acessibilidade e atendimento a essas necessidades, dentre outras responsabilidades.
Dia 9, participei, em São Paulo, do 2º Encontro de Educação Inclusiva do IFSP, juntamente com coordenadores dos NAPNES de todos os campi do estado.
O objetivo maior do encontro foi elaborar um documento com propostas de adequação e melhoria dos serviços e eleger os representantes estaduais para a reunião nacional em Brasília, no fim do mês.
Dia muito produtivo e de troca de experiências, além de interessante palestra com a psicopedagoga Maria Cristina Natel, ela mesma exemplo de diversidade e inclusão, uma vez que apresenta dicção específica, devido a lábio leporino. Grande exemplo de que diferentes tipos de registro pessoal podem conviver harmoniosamente. Após poucos minutos do início de sua fala, esta podia ser compreendida sem problemas. É aquilo que vivo repetindo aqui: a familiaridade com o diferente tem tudo pra trazer quebra de preconceitos.
Lisonjeia saber que participei de um evento cujas deliberações e estratégias afetarão positivamente a vida e a aprendizagem de tantos alunos, afinal, mesmo aqueles que não possuem necessidades específicas que saltem aos olhos beneficiar-se-ão com as medidas porventura tomadas.
Algumas fotos do evento.

4 comentários:

  1. ola Roberto Biscaro meu nome e Wilson sou Garanhuns PE SOU ALBINO E ACOMPANHO SEU BLOG HA POUCO TEMPO ADMIRO SEU TRABALHO E ACHO QUE PESSOAS COMO VC NOS FAZ ACREDITAR NUM FUTURO MELHOR PARA OS ALBINOS MAIS SABE O QUE EU GOSTARIA QUE HAVESSE UMA PESQUISA DO IBGE sobre os albinos quanto somos como vevemos tudo isso não tem nada que possamos fazer para que isso aconteça????

    ResponderExcluir
  2. WILSON ESQUECI DE DEIXAR MEU IMAIL wilsonpalmeirina@hotmail.com estou no orkut facebook e msn

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc Robert, "a familiaridade com o diferente tem tudo pra trazer quebra de preconceitos", parabéns pelo seu trabalho que é um trabalho de todos indistintamente, pois incluir é caminharmos juntos e estamos juntos nessa! Fraternal abraço do seu amigo e irmão Eder Granato. eder_granato@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberto!
    Tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho e dedicação, adoro o seu blog é muito interessante.
    Abraços da Sol do IFSP campus São Carlos.

    ResponderExcluir