terça-feira, 1 de novembro de 2011

TELINHA QUENTE 29

A Culpa é da Vítima


Dia desses, recebi 2 emails avisando que um episódio da série Harry’s Law trataria sobre o assassinato de albinos na Tanzânia. Não conhecia o programa, mas fui atrás pra comentar no blog. É um show estrelado por Kathy Bates e, como indica o nome, gira em torno dum escritório de advocacia.
Paralela à trama albina, correu um caso dum carro roubado de uma das personagens, uma patricinha à la Paris Hilton. Não despertou meu interesse e não virei fã do show, mas a parte dos albinos merece destaque e comentário.
Um grupo de albinos tanzanianos ilegais é preso e ameaçado com deportação. Por isso, procuram um advogado, que repassa o caso à personagem de Bates, pois confessa não conseguir olhar pros albinos sem se sentir desconfortável. Boa sacada do roteiro, que indica o preconceito que algumas pessoas têm em relação a nós.
A grande dificuldade em permitir que os albinos permaneçam nos EUA, segundo a promotoria, é a abertura de precedentes pra concessão de asilo a outros grupos ameaçados ao redor do globo. Depois da crise capitalista, o país encontra-se incapaz de prover pra seus próprios cidadãos, sendo assim, não pode se responsabilizar pelos outros. Embora o risco de serem assassinados seja reconhecido e até lastimado pelo promotor, ele aconselha a deportação sumária do grupo. A posição da defesa – na pele de Bates – é apelar pra bondade “genuína” do povo norte-americano, sempre pronto a acolher quem estiver em perigo.
Aí reside a grande falácia do roteiro: a crise em que se encontra o país teria sido causada pela excessiva bondade em abrir as fronteiras aos estrangeiros. O promotor cita os mexicanos, dizendo que estes provavelmente trouxeram os EUA abaixo. Hipocrisia, porque se sabe que os EUAimportaram muita mão de obra barata do vizinho ao sul quando lhes convinham. Além disso, a brutal desigualdade econômica causada pelos países ricos é que leva bandos a emigrarem. Ou você acha que a maioria das pessoas trocaria de bom grado amigos, família, língua e costumes locais por um lugar hostil, de clima e costumes distintos, longe de suas raízes etc etc etc?
A defesa não contra-ataca tal disparate, portanto, no remate de males do episódio, os EUA se saem como um paraíso perdido pros necessitados mundiais, pelo menos até que consigam colocar a casa em ordem. Ô dó!
Embora acertando no varejo da representação do tema da matança de pessoas albinas em partes da África, o show erra feio no atacado e, na era pós- 11/09, joga a culpa nas vítimas.
Típico... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário