sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RUGBY INCLUSIVO

Letícia Sader enviou email divulgando um importante evento esportivo inclusivo, que acontecerá em Penápolis, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Trata-se do 1º Torneio Regional de Rugby em Cadeira de Rodas, promovido pela Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis.   
Prestigiarei o evento e conto com a ajuda dos leitores na divulgação, a fim de que iniciativas semelhantes pipoquem por aí.

 RUGBY EM CADEIRA DE RODAS

Muitas pessoas não conhecem os esportes adaptados e talvez deixem de praticar apenas porque a mídia não mostra. Mas a partir de agora vamos falar um pouco sobre esses esportes que podem ser praticados por deficientes de vários níveis e problemas.
Para começar vou mostrar um pouquinho do rugby sobre cadeira de rodas, que é um esporte praticado por tetraplégicos, com níveis diferentes de lesão, ou seja, atletas com deficiência em pelo menos 3 membros (ex: lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação).
Este esporte foi criado no Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disso não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.
É praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. Basicamente o esporte é praticado em quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de volei, onde somente são usadas as linhas de limite e a central para dividir os campos. O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário e assim marcar 1 ponto.
Para que os times estejam equilibrados é feita uma pré-analise da lesão de todos os jogadores e para cada tipo de lesão é dada uma pontuação diferente, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos.
No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gera competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções Brasileira, Adulto e Universitária.
O esporte ainda é novo no Brasil, mas a quantidade de praticantes aumenta a cada ano e várias exibições são feitas em feiras e exposições. Aliás, este ano a Seleção Brasileira (cujo técnico é o penapolense Rafael Gouveia) conquistou o inédito bronze no Parapan, em Bogotá, na Colômbia.
A grande novidade este ano em Penápolis é a realização do 1º Torneio Regional de Rugby em Cadeira de Rodas, a ser realizado de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Municipal de Esportes “Antonio Castilho Braga” (Gigante Azul). A entrada é franca!
Trata-se de mais um projeto da ADEFIPE, em parceria com o Rotaract Club Penápolis, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Penápolis e da Funepe, grandes parceiros em causas sociais.
Estão todos convidados. Não perca, pois com certeza você também vai se surpreender com a incrível capacidade de superação dessas pessoas!
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3652-5010.

Um comentário:

  1. E viva a diversidade humana!
    Juntos pela inclusão.
    Conto com a presença de todos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir