quinta-feira, 7 de maio de 2009

ENCONTRO DE PESSOAS COM ALBINISMO

Apesar de ja haver postado artigos sobre o Encontro de Pessoas com Albinism, ocorrido mês passado em Salvador, reoslvi colocar mais este pra mostrar que lá há políticos ao lado da APALBA, tentando desenvolver políticas públicas voltadas às necessidades das pessoas com albinismo. É o caso da vereadora Aladilce de Souza. Parabéns pra ela pelo projeto de lei tramitando na câmara. Precisamos mesmo de todos os aliados com os quais pudermos contar. Visitei o site da vereadora outro dia e deixei mensagem pedido ajuda na divulgação do blog e do canal do You Tube. Tomara que ela repasse pras listas de contato dela e também pros próprios membros da APALBA. Seria ótimo estabelecer contato com eles.

Encontro das Pessoas com Albinismo
Qui, 16 de Abril de 2009 20:05
A Câmara Municipal de Salvador apoia o I Encontro Estadual das Pessoas com Albinismo, que acontece até esta sexta-feira (17) no Centro Cultural. O seminário, aberto às 8h desta quinta-feira (16), teve a vereadora Aladilce de Souza (PC do B) como convidada. “A Câmara de Salvador, e em especial a vereadora Aladilce, sempre esteve do nosso lado”, declarou Joselito da Luz, diretor Administrativo e Financeiro da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba).
A vereadora fez questão de frisar a importância da efetivação de políticas públicas de inclusão das pessoas com albinismo. “Já tenho um projeto de lei, que está em tramitação, em favor dos albinos”. Ela complementou: “Eles precisam de uma atenção maior por parte dos poderes públicos, porque as dificuldades enfrentadas são muito maiores do que se imagina”, advertiu a vereadora Aladilce de Souza.
De acordo com os organizadores, os principais objetivos do encontro são fortalecer os laços entre os albinos de todo o estado e, principalmente, sensibilizar o poder público para uma maior atenção às pessoas portadoras de albinismo. Para os albinos, não basta somente o protetor solar. É preciso cuidado também com a educação, habitação, transporte, emprego, entre outros fatores que nos permitam ter uma vida digna.
Albinismo é um distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina (pigmento responsável pela coloração da pele, pêlos e dos olhos). Manifesta-se através de sinais visíveis desde o nascimento, não necessitando de teste para o seu diagnóstico.
Também participam do evento representantes da Presidência da República, Congresso Nacional, Governo do Estado da Bahia, União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Prefeitura Municipal de Salvador, Assembléia Legislativa da Bahia, Ministério Público do Estado da Bahia e de entidades nacionais e internacionais de pessoas com deficiência.
Apalba
Fundada em março de 2001, a sede da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba) funciona na Rua Francisco Ferraro, bairro de Nazaré e conta com 286 associados. É uma associação sem fins lucrativos, que se reúne todo segundo sábado de cada mês, visando sempre lutar pelos direitos básicos das pessoas com albinismo.

(Encontrado em http://www.noticiacapital.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1630:encontro-das-pessoas-com-albinismo&catid=42:politica-geral&Itemid=27)

2 comentários:

  1. sou albino! existe algun tecido que possa me ajudar com o sol?

    ResponderExcluir
  2. curta noss page

    https://www.facebook.com/pages/Fatos-Albinos/693512870699432?ref=hl

    ResponderExcluir