sexta-feira, 3 de abril de 2009

PALPITES INFELIZES

(Comunico aos leitores que o André, dono do blog donde retirei os 2 textos citados neste post, posteriormente entrou em contato comigo e me explicou que os textos transcritos aqui não expressam visão preconceituosa da parte dele. Tudo não pasou dum mal-entendido de minha parte. A mensagem do André e meu pedido de desculpas encontra-se no post MAL-ENTENDIDO , de 15 de abril. Sugiro a leitura do mesmo para dirimir dúvidas existentes.)

Achei essas duas pérolas que falam sobre pessoas com albinismo. O primeiro nem vou comentar. Só quero dizer que albinos podem fazer coisas antes das 18:00 sim. Talvez o escriba ainda não tenha ouvido falar em protetor solar. É uma invenção bastante prática, baby, você deveria se informar a respeito.

Com relação à ironia para com o dia da Consciência Negra, deixo pralgum líder do movimento negro que esteja lendo o blog.

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008
Dia da Consciência Albina
Sabemos que os negros foram escravizados por 400 anos e, como se não bastasse, pagaram o que sofreram com o preconceito recebido depois. Daí criarem o Dia da Consciência Negra. É uma data belíssima, além de ser um belo soco nas bolas dos idiotas que ainda têm esse preconceito retardado.

O certo seria que no dia da Consciência Negra, os brancos trabalhassem dobrado. Mas os negros são gentis e não querem troco. Eles só querem que se lembrem muito bem do passado para poderem esquecê-lo tranqüilamente.

Eles não são os únicos que sofreram preconceito. Minha avó, por exemplo, sofreu preconceito, por isso criaram o Dia da Mulher, embora não seja feriado. Os índios também foram escravizados, e dia 19 de Abril é dia deles.

- E os albinos? - Perguntam os leitores desesperadamente.

Os albinos sofreram por todos os tempos, e não há uma data para lembrarmos deles.

Há milhares de anos, têm recebido preconceito do Sol, que os pune com muito mais rigor do que pune os outros. E os outros o punem por isso, em dobro!

Albino não pode ser carteiro, não pode ser juiz de futebol, não pode ser jogador de futebol, não pode ir ao parque com a namorada! Albino não pode nada antes das 18, nada que seja fora de casa!

Criemos o dia da Consciência Albina. Sugiro a data no solstício de verão.

O dono desta maravilha é André Ursípedes
(Encontrado em http://www.eunaosouvirgemmaria.com/2008/11/dia-da-conscincia-albina.html )

Este outro post, do mesmo blog, ironiza a ajuda governamental para grupos necessitados, ou pelo menos, foi isso que consegui entender. Engraçado notar que muitas das pessoas que são contra o “assistencialismo” governamental, não protestam quando o governo ajuda a salvar bancos, concede isenção de impostos a corporações que sequer precisariam disso etc.

Ironias do texto abaixo à parte, estou plenamente convencido de que deveria ser obrigação do SUS fornecer protetor solar a albinos que não podem pagar a conta. Isso não é assistencialismo, afinal de contas, essas mesmas pessoas com albinismo já pagam impostos em um pé de alface que compram!

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008
Onde está Wally? #3
O Secretário da União informou na última terça a conceção de uma verba que visa indenizar os albinos por conta dos grandes raios solares que nosso país tropical lhes proporciona. "Ao todo são 365 dias por ano que os albinos não podem sair às ruas sem boné, protetor solar, ou sombrinha para uma proteção eficaz", informou o Secretário com sua pele queimada de sol.

Os albinos receberão cerca de 35 reais por semana, verba suficiente para lhes prover chapéu, protetor solar 56, e blusas de manga comprida que não sejam tão quentes. Javier Solaris, um albino de Ohio que vem ao Brasil para comemorar a medida, diz sem esconder a empolgação: "É um exemplo que o Brasil dá ao mundo. Posso dizer que todas os albinos do mundo gostariam de ser brasileiros."

Isto causa muita revolta, porém, a outros segmentos da sociedade. W., que não quis se identificar, tratou de revelar sua indignação: "Agora quem tem uma diferença cutânea receberá dinheiro para isso?! Creio então que deveremos cobrar os que têm pele resistente, pois gastam menos em protetor solar. Francamente!", diz, já exaltado.

Esta é a primeira medida do Ministro, que deseja presentear os anões com salto plataforma e pula-pula, além de aumentar as taxas nos giletes, para dificultar a proliferação de skinheads.
O dono desta maravilha é André Ursípedes

(Encontrado em http://www.eunaosouvirgemmaria.com/2008/11/onde-estar-wally-3.html )

4 comentários:

  1. Samya, obrigado pela visita e tambem por haver incluido meu blog em seus links. Em retribuição, inclui link pro seu blog no meu!
    Abços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada! Saiba que visitar o teu blog é um prazer do qual não me privo! Abraços ao homem branco, Samya

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Meu nome é André e sou o dono do blog Eu não sou virgem, Maria!, que você citou aqui.

    Tudo bem?

    Primeiro quero dizer que gostei muito de seu blog. Tem textos muito bem escritos e notícias que aqui reunidas fazem pensar melhor do que se estivessem em outro lugar.

    Mas escrevo é para dizer que fui mal interpretado.

    Saiba que não ironizei o albinismo. Talvez meu tom favoreça o leitor a pensar que estou sempre ironizando alguma coisa. Mas é uma pista falsa. Se disse que temos que criar o dia de consciência albina é justamente por pensar assim.

    É claro que sei que quando tocamos em temas deste tipo, temos que tomar muito cuidado para não ofender ou machucar quem já tanto sofre por isso.

    No primeiro texto que você citou, creio que escrevi coisas muito bonitas sobre o dia da consciência negra. Esta frase é um bom exemplo: " Eles só querem que se lembrem muito bem do passado para poderem esquecê-lo tranqüilamente."

    Entenda que sou tão a favor do dia da consciência albina quanto sou a favor do dia da consciência negra. Os negros e o albinos têm motivos muito justos para serem homenageados com um dia só para eles. Uma data oficializada é muito importante, sim, para uma luta constante contra os preconceitos tão nojentos e execráveis.

    Já no segundo texto, creio que o senhor me interpretou erroneamente por não acompanhar o blog. No blog, estou sempre inventando algumas notícias para falar de outras coisas. Nesta notícia falsa, o importante - veja pelo título - é encontrar Wally. Wally é o "W., que não quis se identificar, tratou de revelar sua indignação", entende?

    E mesmo que fosse um texto sério e jornalístico, veja que a opinião não é de quem redige, senão da pessoa que foi entrevistada - o Wally, no caso.

    Eu nunca tinha pensado nisso, mas concordo com você: seria justíssimo que os albinos recebessem protetor solar no SUS. Porque o protetor solar é o que lhes garante o direito de sair de casa durante o dia. Assim como sou a favor que o governo dê comida a quem não tem o que comer, dê estudo a quem não tem onde estudar, e assim por diante.

    Espero que você tenha compreendido. Senão, meu e-mail é andreursipedes@gmail.com . Ou então, comente no meu blog se quiser.

    Saiba que respeito muito os albinos, os negros, os brancos, e todos. No blog não há ironia. A ideia pode até ser estranha; mas nunca foi irônica.

    Continue com seus textos. O blog é ótimo.

    Grande abraço,

    André

    ResponderExcluir