terça-feira, 14 de abril de 2009

PEIXE


22/05/08 - 09h09 - Atualizado em 22/05/08 - 09h12


Peixe albino desperta curiosidade em Pernambuco
Pescador diz que notou algo estranho depois de acender lanterna.Segundo bióloga, cari é albino e raro na natureza.

Uma raridade desperta a curiosidade dos moradores de um distrito de Petrolina (PE). É um peixe albino, encontrado no Rio São Francisco.

Os peixes da família cascudo preto vivem em água doce e são conhecidos por vários nomes. No sertão de Pernambuco, os moradores falam "cari". Muitos da região também gostam de chamar de lagosta do São Francisco.

Nos últimos dias, um tipo de cari tem atraído dezenas de olhares ao balneário de Pedrinhas, a 30 quilômetros de Petrolina. As crianças são as mais curiosas. “Eu vim ver o peixe amarelo, o peixe cari”, contou a menina Gleice Barbosa.

Encontrar cari amarelo até parece história de pescador. “Por isso eu trouxe para cá, para ninguém dizer que é história de pescador. Senão, vão dizer que é mentira minha”, disse Geraldo Barbosa, de 43 anos.

Foi ele que pescou a novidade. Barbosa contou que era uma noite de quarta-feira. Ele foi pescar, como faz todos os dias. Assim que pegou o peixe, notou muita diferença. A surpresa veio quando acendeu a lanterna. “Foi isso. Depois que acendi a lanterna, desconfiei que era um cari estranho”, disse.

O cari de Barbosa é albino e raro na natureza, segundo a bióloga Elizângela de Souza. “Tanto como qualquer outra espécie animal, o albino tem uma população muito restrita. Dá para dizer que é um cari albino. Ele tem todas as características do cascudo preto, menos a pigmentação do casco."

(Encontrado em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL532885-5598,00.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário