terça-feira, 21 de abril de 2009

BISCOITO FINO


Roberto Rillo Bíscaro

Sensacional é pouco pra descrever a adaptação da BBC pro romance Bleak House, de Charles Dickens, publicado em forma seriada entre 1852-3. Avô das modernas telenovelas, o folhetim tem como tema central uma disputa por herança que dura gerações. E, como todo bom folhetim que se preze tem maternidade secreta, assassinato, amores (quase) impossíveis, enfim, o receituário todo está na obra de mestre Dickens. Basta pegar o romance de cerca de 800 páginas em sua edição de bolso ou a mini-série em 15 capítulos da BBC.

O roteiro foi muito bem escrito. O novelo folhetinesco poderia transformar o roteiro numa bagunça só, mas caiu em mãos hábeis, que o transformou num novelão delicioso, ágil e melodramático. É assim que tinha que ser, afinal era Dickens!

O texto guarda toda a maravilhosa variedade linguística do texto dickensiano, que possuia ouvido fabuloso pros diferentes registros na Londres - e fora dela - de meados do século XIX.

E o elenco? Difícil dizer quem é melhor, porque todo mundo é ótimo. Entretanto, tenho favoritos.

Gilian Anderson faz uma Lady Dedlock fina, distante, mas sem perder a aura de sofrimento que a personagem requer. O sotacão British daqueles da BBC tá gritando, ou melhor, sussurrando, afinal Lady Dedlock realmente não tava podendo!

Charles Dance criou um Mr. Tulkinhorn que jamais me sairá da lembrança. Quando eu reler o livro, certamente imaginarei a frieza, o nariz aquilino, o vozeirão grave e empostado de DAnce. Confesso que o capítulo imediatamente posterior à morte da personagem me pareceu tão chato sem o vilão. Juro! O Tulkinhorn do 60tão Dance fez falta. Até porque eu amo os vilões!

A falta de Tulkinghorn era compensadapor seu contraponto na trama - o simpaticíssimo John Jarndyce - ganhou interpretação cativante de Denis Lawson. Logo no primeiro capítulo ele já ganhou minha simpatia incondicional. Enternecedores os momentos em que ele fica sem graça por causa da heroína Esther, por quem é apaixonado. Tadinho, mas ele é coroa já e nesses romances relacionamentos intergeracionais quse sempre tem conotação negativa; Convenções do gênero...

Não tenham dúvida de que logo, logo reassistirei essa telefilmagem de Bleak House. Vale cada segundo!

Algum fã montou esse vídeo com a música-tema e imagens do elenco. Deem uma olhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário