quinta-feira, 2 de abril de 2009

MESTRADO EM LENÇÓIS

Uma dissertação de mestrado já foi escrita sobre o Povo da Lua, as pessoas com albinismo que habitam a ilha de Lençóis (MA). Vejam o resumo:

PEREIRA, Madian de Jesus Frazão. O Imaginário fantástico da ilha dos Lençóis: estudo sobre a construção da identidade albina numa ilha maranhense. 2000. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Antropologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém. Orientadora: Marilu Márcia Campêlo.

RESUMO: Abordagem sobre a construção de uma identidade de um determinado grupo humano singularizado por marcas corporais que ultrapassam o limite imediato da percepção visual, revestindo-se de um imaginário marcado por uma pluralidade simbólica. Apresenta-se o universo da pesquisa e os elementos ímpares desse universo: os albinos da Ilha dos Lençóis, no Estado do Maranhão. Indica-se que há uma divulgação do "imaginário fantástico" em torno da significativa presença de ilhéus afetados pela ausência parcial ou total do pigmento da pele, alocados numa ilha considerada "encantada", "isolada" e "misteriosa". Indica-se também que a presença de tais albinos, em termos muito mais qualitativos que quantitativos, possibilitou a emergência de um processo de identificação referenciado nas relações de "alteridade" e na própria percepção do "eu". Coloca-se a contextualização teórica do objeto, discutindo-se noções como "imaginário fantástico", "identidade contrastiva", "estigma", "Encantaria sebastianista", entre outras, que possibilitam a compreensão explicativa das práticas discursivas do "universo de fora" ( sobretudo matérias veiculadas na imprensa de uma maneira geral e fragmentos encontrados na literatura, nas artes e nos registros de visitantes da ilha) e do "universo de dentro" (representações nativas) sobre duas denominações que sintetizam o imaginário sobre os albinos da Ilha dos Lençóis: "filhos da Lua" e "filhos do Rei Sebastião". Utiliza- se o trabalho de campo como forma indispensável de apreensão do objeto e de sua problematização, através de técnicas como observação direta, registro de depoimentos, entrevistas e imagem. Enfatizam-se a organização e a interpretação dos dados referentes ao tema como um projeto antropológico aberto a refinamentos vindouros.

PALAVRA-CHAVE: Antropologia social. Albino. Ilha dos Lençóis (MA). Maranhão (Estado).

(Encontrado em
http://www.ufpa.br/bc/Portal/DTC/Antropologia/Antropo_2000/PEREIRA.htm )

Pouco depois de fundar o blog, encontrei o email de Madian, parece que no site do CNPQ, não lembro mais. Escrevi pro endereço, mas não obtive resposta.
Adoraria ler essa dissertação. Portanto, se a autora estiver lendo isso ou alguém com trânsito em Universidades Federais me puder conseguir cópia, ficaria imensamente grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário