quinta-feira, 9 de abril de 2009

ZOOFILIA









Mês passado, em post intitulado ELEFANTINHO PINK, comentei sobre o fetiche que a mídia parece ter com relação a animais albinos. É surpreendente como viram notícia rapidinho e por quase qualquer motivo. Já com seres humanos albinos, sabemos que a situação é bem outra.

Um amigo atento comentou comigo outra coisa depois que leu o post. Disse que além das referências a bichos serem muito mais frequentes são também geralmente muito mais simpáticas do que aquelas a pessoas com albinismo. Vejam vocês que até agora o único orgão da imprensa que noticiou nosso blog foi a Folha de São Paulo. E quem acompanha o trabalho desde o início sabe que enviei email pra diversos jornais e revistas. Agora, querem apostar quanto que se nascer um orangotango albino no zoológico de Marabá periga sair até no Jornal Nacional???

Amo bichos, nada contra mesmo. Carrego foto do meu gatinho Tom como papel de parede de meu celular e mostro pra todo mundo que se disponha a ver. Acho também que merecem respeito, carinho e tratamento quando necessitam. Mas, não deveria incomodar o fato de bichos serem mais bem tratados e terem mais visibilidade do que seres humanos???

Selecionei mais dois artigos sobre animais com albinismo. Um canguru que foi operado da catarata e um cavalo que usa 30 frascos de protetor solar diariamente (será que ninguém teve a brilhante ideia de manter o cavalo longe do sol??). Menos mal que sejam notícias da Inglaterra. Talvez as pessoas com albinismo lá tenham mais amparo pra conseguir protetor solar, equipamentos especiais e afins.

Se fosse no Brasil, seria um tapa na cara dos albinos que acabam tendo câncer de pele por não poderem adquirir protetor solar ou não têm direito a assistência em operações pra correção de miopia pelo sistema público de saúde. Lembram-se dos posts do mês passado sobre as comunidades albinas em Alagoas e Maranhão, açoitads pelo câncer?

Necessitamos urgentemente duma política pública de saúde em nosso país que comece a dar conta desses problemas, vocês não acham?

10 de julho, 2001 - Publicado às 14h57 GMT
Canguru-anão albino é operado de catarata
Um wallaby – uma espécie de canguru pequeno – de nove meses, albino, está sendo submetido a uma operação de catarata na Grã-Bretanha.
O animal, principal atração do Flamingo Land Zoo, em North Hampshire, é virtualmente cego e vivia trombando nas coisas.
"Infelizmente para Beanie, ele vive batendo nas cercas, trombando com outros cangurus e, às vezes, se mete em problemas porque ele não sabe onde está", disse o gerente do parque, Andrew Melton.
Beanie passou por uma série de exames antes de ser submetido à cirurgia.
Tapa-olho
A operação está sendo feita pelo Animal Health Trust (AHT).
Apesar de operação já ter sido realizada em outros animais – cachorros, um cisne e até um lagarto – Beanie é o primeiro canguru que se submete a ela na Grã-Bretanha.
Uma porta-voz da AHT disse que a organização "tem alguns dos melhores oftalmologistas do país, se não da Europa".
Beanie deve sair da operação com um tapa-olhos.
Ele deve voltar para o parque ainda nesta terça-feira.


05 de julho, 2006 - 12h09 GMT (09h09 Brasília)
Cavalo albino usa por dia 30 frascos de protetor solar
A onda de calor na Grã-Bretanha está obrigando os tratadores do cavalo albino Blue a aplicarem diariamente cerca de 30 frascos de protetor solar no animal, que integra a tropa da polícia montada de Humberside, no norte do país.
Blue (Azul), apelidado de Sunny (ensolarado), sofre de uma doença genética rara que o deixa com muito pouca melanina e pigmentação na pele.
"Nós temos ficado muito preocupados com o Sunny, principalmente agora que as temperaturas estão disparando", afirmou a policial Claire Doherty, oficial da polícia montada.
Para proteger o eqüino dos perigos solares, a polícia fez um apelo pela internet por doações de protetor solar fator 50, já que o consumo do animal é alto - em média, um cavalo pesa cerca de meia tonelada.
Uma farmácia doou quase 20 litros do creme, que já estão sendo usados no animal durante as suas patrulhas pela cidade costeira de Hull.
Diariamente, antes de sair para as ruas dos estábulos de Northland, na região leste de Yorkshire, os policiais aplicam a loção em Sunny.
Porcos
Nos últimos dias, as máximas na região têm chegado a 29 graus – um calor de fritar ovos no asfalto para os padrões do norte da Inglaterra.
Na região de Hampshire, quem está precisando de protetor solar são os porcos, que vêm perdendo a proteção dos pelos por causa do calor.
"Quando fica muito quente, os pelos deles todos tendem a cair. E com faixas sem pelos no corpo, eles sofrem queimaduras exatamente da mesma forma que nós", afirmou à BBC o tratador de animais do parque de Staunton Lee Arbrahart.
Para evitar as dolorosas queimaduras por excesso de sol, os suínos estão sendo cobertos de protetor duas ou três vezes por dia.
"Estamos usando fator 35, que foi o mais alto que encontramos nas farmácias."
Para refrescar os animais, pouco adaptados ao calor tropical dos últimos dias, os tratadores também têm jogado baldes d'água nos porcos.

(Encontrado em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/07/060705_cavaloalbinosolarebc.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário