segunda-feira, 20 de abril de 2009

ALBINISMO MENTAL II

Uau, devo realmente sofrer de albinismo mental, sabiam? Não fazia a menor ideia de que esse termo fosse tão difundido! Achei 3 outros links que usam a expressão:

http://umabecaderebeca.blogspot.com/2007/09/albinismo-mental.html

http://billymandy.blogspot.com/

http://tedouumgato.blogspot.com/2007/11/albinismo-mental.html

De verdade, não acredito que essas pessoas sejam preconceituosas e tenham nada contra pessoas com albinismo. Acho que usam esse termo por causa da ausência de pigmento comparada à ausência de ideias etc.

Entretanto, não posso deixar de reproduzir isso neste blog porque trata-se - ainda que de forma "inconsciente" duma forma de represetnação negativa.

Não se preocupem, não estou irado. O mesmo acontece com negros, por exemplo. Afinal, quando dizemos que uma situação é ruím, dizemos que a coisa tá "preta", né?

Por isso, não estou atacando os blogueiros, apenas levantando pontos a serem pensados.

Educação e espírito democrático norteiam meu blog, ou pelo menos eu tento, né?

2 comentários:

  1. Olha particularmente vejo uma certa diferença entre "albinismo mental" e dizer que "a coisa esta preta". Até porque quando dizemos isso, estamos falando da cor nao é? da ausência de luz que o preto representa como uma metafora para representar outra metafora, que não se vê luz no fim do tunel. Quando se fala de albinismo mental, sim, se fala diretamente de uma parte do mundo animal que eh desprovida de pigmentação e para nos o exemplo que vem sempre à cabeça é o bicho homem. Acho que o precoceito é natural da espécie humana, acho que em um determinado grau todos temos algum tipo de preconceitos, racial, sexual, nacional, social... Mas acho que o ser humano inteligente trabalha o proprio preconceito, reconhece o ponto fraco ou negativo da propria vivência com o outro e aprende a viver decentemente com isso.
    Acho que os blogueiros que usaram a expressãozinha famigerada, cometeram um pecado sim, o pecado de não pensar a fundo antes de utilizar uma expressão que possa ser um modismo. Oras, eu tenho panes mentais, intelectuais, fico meio abobalhada quando estou muito cansada, mas porque usaria para isso a comparação com o albinismo? O que tem a ver a falta de melanina com a falta de idéias?
    Abraço para você e linda semana!

    P.S.: Eu sei, eu falo demais e te conto que uma das minhas resoluções para 2009 era ser menos palpiteira. Mais uma resolução que foi por agua abaixo...

    ResponderExcluir
  2. Samya,
    pode palpitar à vontade, afinal, foi pra isso que criei o blog!
    Abços.

    ResponderExcluir