segunda-feira, 20 de abril de 2009

ALBIINISMO MENTAL?

Essa forma de insulto pra mim é nova: albinismo mental! Vejam só o texto que encontrei num blog:

Albinismo Mental
Estou cansado desse albinismo mental que as pessoas a minha volta vivem. As vezes eu acho q sou um cara que se acha o "super inteligente e sabe tudo", mas o que eu posso fazer se as pessoas vivem vidas tão mediocres, e eu chato que sou, quero muito mais que tudo isso. Quero muito mais que as pessoas normalmente querem.
Eu sei que com certeza vou acabar quebrando a cara, e naum vou ter nado do que eu quero, pois apesar de ser um sonhador eu tambem sou realista (coisa de virgo), mas naum custa nada sonhar um pouco, eh uma das poucas coisas boas da vida que se pode fazer sem ter que pagar. XD
Mas realmente eu queria ter gente a minha volta que pense um pouco mais, que tenha tantas pretenções assim como eu, e que definitivamente saiba falar sobre isso. O maior problema é que as pessoas pensam, elas sonham mas nunca falam sobre isso, e eu era assim, mas agora eu falo o que eu quero falar, naum tou nem ae pra sociedade e pros padrões, quero que tudo se foda!
Não vou mesmo ficar preso a um determinado padrão e a um estilo de vida, chega de albinismo mental, chega de naum ter idéias e opinições, chega de fazer o "legal" sempre. Wake-up.


(Encontrado em http://ninguemvailerissoaquimesmo.blogspot.com/2008/11/albinismo-mental.html)

Até entendo a revolta do escriba e creio que deva ser bem jovem e inconformado. Gosto de gente incoformada. Aliás, se não gostasse não teria iniciado este blog, não teria colocado vídeos no U2B, não teria ido à luta.

Pelo que depreendi, ele associa a falta de ideias originais das pessoas que ele acusa à falta de cor em nós, pessoas com albinismo. Ou seja, ele usa o albinismo em chave negativa.

Tom ( o autor do blog se chama Tom), ao estabelecer essa comparação você está precisamente se encaixando dentro dum dos padrões contra os quais se rebela. Leia diversos dos posts deste blog e você entenderá melhor o que digo.

Com relação a pensar fora dos padrões, veja que é impossível fazê-lo TOTALMENTE fora deles e você acabou provando isso nessa associação que estabeleceu em seu texto.

Pra provar que não sofro de albinismo mental vou te sugerir 2 leituras, ambas de Marilena Chaui. Sendo você pessoa tão inteligente, não creio que necessite apresentá-la a você, afinal o albino (físico e mental) aqui sou eu, não?

Leia o Convite à Filosofia (especialmente o capítulo onde ela discute o conceito de senso-comum) e O Que é Ideologia, ótimo estudo introdutório que poderá te iluminar muito com relação à origem das ideias.

Talvez o Pierre Bordieu também ajudasse, quando ele discute o conceito de "categorias". Aliás, prefiro o termo "categoria" a "padrão", como você utiliza. Coisa de acadêmico detalhista... Infelizmente, entretanto, meu albinismo mental não me permite lembrar em qual livro dele você encontrará isso.

3 comentários:

  1. Acho que o livro é "O poder simbólico", Dr. Albee. Se não for, ao menos valeu minha boa intenção - o inferno está cheio delas, e mais uma eu lhe envio. A leitura d'O poder simbólico seria interessante por discutir a simbologia, os signos, as representações, e, enfim, as "categorias".

    ResponderExcluir
  2. ALBIINISMO MENTAL? de onde é que esse povo tira isso?! rsrs

    Será que ele tava tentando ser original...?

    #ORIGINALIDADE_FAIL

    ResponderExcluir