quinta-feira, 30 de maio de 2019

TELONA QUENTE 290

Roberto Rillo Bíscaro

Ano passado, Halloween fez 40 anos e ganhou continuação, estrelada por ninguém menos que a mais famosa de todas as scream queens e final girls: Jamie Lee Curtis. Embora minha franquia do coração seja Sexta-Feira 13, votaria em Halloween como o melhor filme de horror de todos os tempos, porque é o protótipo de centenas de slasher films. Leitores assíduos estão carecas de saber que esse é meu subgênero favorito de filmes de terror.

Assim, quando vi no Youtube o documentário The Shape Lives: 40 Years of Halloween, enviei-o na hora pra meu email pra depois poder vê-lo na tela grande da TV. A produção britânica, roteirizada e dirigida por Dave James, presta excelente trabalho como homenagem a e minienciclopédia sobre filme tão importante.

Discutem-se desde os antecedentes até os desdobramentos do filme mais famoso de John Carpenter. James não esquece de citar BlackChristmas e vai até a tentativa de ressurreição da franquia, por Robbie Zombie, desaprovada por Carpenter e meio mundo. Não acho que o primeiro filme seja ruim, embora entenda a reclamação da perda da essência misteriosa de Michael Myers (você aprenderá quem foi o “padrinho” do nome no documentário), mas o segundo é realmente atroz.

São cerca de 75 minutos de informações legais e imagens de arquivo de quase todo mundo. Acertos como não restringir a discussão das personagens a apenas Michael, Laurie e o Dr. Loomis. Suas duas amigas também são destacadas (totally!), até porque a pecha de moralismo não é bem a vibe de Halloween. A morte das personagens depois de fazerem sexo ou “fumarem tóxico (pronunciem como ch, please!) virou convenção slasher, como é universalmente sabido e zombado. Mas, Carpenter sempre defendeu que Laurie não morreu, porque era a virgem não drogada, mas porque estava mais antenada aos perigos que a rondavam.

James realmente gosta de Halloween, então, tratou de destacar não apenas a óbvia influência de Hitchcock, mas também a menos comentada inspiração no Polanski de Chinatown na iluminação.

Difícil pensar em outros atores que não Jamie Lee Curtis e Donald Pleasance, como Laurie e Loomis, mas, se você vir  The Shape Lives: 40 Years of Halloween saberá quais eram as primeiras opções de Carpenter. Além disso, também aprenderá qual ator um dia famoso quase começou a carreira em Halloween.

Usando material de arquivo, o doc não traz realmente nenhuma novidade, mas sempre é bom ver pra detalhes que esquecêramos ou pra saber o mínimo necessário, caso você seja fã mais casual de horror e/ou slasher. Halloween é obrigatório, portanto, faça sua lição de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário