terça-feira, 28 de maio de 2019

TELINHA QUENTE 362


Roberto Rillo Bíscaro

Televisão é negócio brutalmente competitivo, então não adianta países pequenos virarem queridos, mas não entregarem produtos bons. Israel, Suécia, Dinamarca e mesmo a pequenina Islândia, já são competidores sérios neste mercado, tendo apresentado grandes séries. A Bélgica provavelmente teve seu ponto de virada com Clan (2012), colorida farsa de humor-negro, falada em flamengo.

Não se trata de leniência para com teteias pequetitas, a trama das quatros irmãs que planejam e desastradamente executam a morte do cunhado é sensacional, ainda que mais experientes consigam prever quem conseguirá realizar o feito. Não estraguei o prazer com a revelação do óbito: Jean-Claude aparece mortinho já na deliciosa abertura, ao som de balada cinquentista em inglês. Influenciada pela estética de Desperate Housewives, Clan apresenta cinco mulheres muito bem construídas e desenvolvidas, em tresloucada trama, que ao mesmo tempo, não deixa de apresentar situações até críveis.
Jean-Claude Delcorps é um tiozinho desprezível, por isso suas cunhadas planejam sua transferência pra outro plano. Em inglês, isso proporcionou o delicioso título-trocadilho The Out-Laws, brincando com o termo “in-laws”, usado pra designar os parentes não de sangue. Outlaw significa fora da lei, então o foco recai nas cunhadas fora da lei.

Jean-Claude é tão sórdido, que coleciona desafetos em todo canto, então a quantidade de suspeitos aumenta, assim como as tentativas de eliminação, que resultam sempre na morte de outrem. A história se desenrola em pingue-pongue temporal entre o presente, imediatamente após a morte de Jean-Claude, e os meses que a precederam. O roteiro é dinâmico, saltitando com confiança entre muitas personagens, que não se intercambiam: todos têm personalidade e traços distintivos, sejam físicos, sejam emocionais/comportamentais.

Mesmo ciente de que muitas referências devem ter sido perdidas na tradução, Clan/TheOut-Laws é prazer perverso do início ao fim. E, se você assistir, não deixe de prestar atenção no ratinho de estimação: ele aparecerá nos derradeiros créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário