segunda-feira, 4 de março de 2019

CAIXA DE MÚSICA 355

Roberto Rillo Bíscaro

Adrian Flanagan, Dean Hone e a vocalista Leonore Wheatley não são novatos na cena inglesa, sendo responsáveis por bandas como Moonlandingz e The Soundcarriers. Os três morrem de amores pelos sintetizadores analógicos soviéticos e norte-americanos dos anos 1970, bem como pelas baterias eletrônicas oitentistas. São gamados pelos ritmos robóticos, que caracterizaram a geração do OMD, Cabaret Voltaire, The Human League e tantos outros synth-poppers, New Romantics e quejandos. Ressignificando o antigo em algo que chamam de “nerd disco”, o trio batizou-se como International Teachers of Pop (ITP) e lançou canibal álbum homônimo de estreia, dia 8 de fevereiro. 
As dez faixas são o sétimo-céu para amantes de sons vintage totalmente sintetizados. Quem cresceu nos anos 80 ou no auge do revival eletro vai amar desde a primeira canção, After Dark, com clima Giorgio Moroder sem ser cópia e cheia de ruídos de electronica de videojogo antigo. Os vocais de Wheatley estão em simbiose com o denso recheio sintetizado, mas não é a regra do álbum, tornando o cantar um dos atrativos do ITP. Em Ballad Of Remedy Nilsson, a voz está em proeminência, aguda e dramática, para dar mais energia à eletro-locomotiva dançante. Em Love Girl, Wheatley está tão docemente cool pra combinar com o arranjo Pet Shop Boys, que fica difícil não imaginar dueto com Neil Tennant. On Repeat remete à gelidez de algumas faixas do Ladytron (que tá de álbum novo); a voz mais um elemento na electronica de estalactites de gelo.
Kraftwerk informa quase tudo no ITP, como não poderia deixar de ser. E com os mestres alemães, os britânicos vez mais aprenderam a lição de contrabalançar o frio dos teclados, com a quentura da percussão afro. Time For The Seasons é uma espécie de Tour de France. Note como a dualidade frio x quente está não apenas nos arranjos, mas nos vocais. E como ouvir a lenta hipnose de She Walks sem lembrar de Hall Of Mirrors?
Esses professores de pop têm doutorado. Confie em sua docência e aproveite a aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário