sábado, 16 de março de 2019

ALBINO ROUBANDO A CENA

Urubu albino “rouba a cena” durante passarinhada

Pode não parecer, mas esse é um urubu-preto. Facilmente identificada na natureza pela cabeça, bico e penas pretas, a ave chamou a atenção da observadora Maria Helena Oliveira.



Durante uma passarinhada por Mineiros (GO), a admiradora da natureza avistou o urubu albino e não perdeu tempo: registrou a ave em vídeo e fotos.

“A emoção foi muito grande. Nunca tinha visto um animal albino”, conta Helena, que observa aves há 10 anos e não abre mão das passarinhadas.

Urubu-preto branco?


O albinismo é um fenômeno genético que impede a produção de melanina e caratenoides, o que resulta na ausência total de pigmentos.

Além das penas, do bico e das patas, os olhos são afetados pela mutação. Por conta da ausência de coloração, são vermelhos, cor dos vasos sanguíneos. Essa é a principal característica que diferencia animais albinos de animais com leucismo.


Isso porque, a deficiência genética típica do leucismo também ocasiona alterações no corpo dos indivíduos através da perda da melanina, porém somente nas estruturas de cobertura, já que as tonalidades da íris, mucosas e derme permanecem normais.

No caso do indivíduo albino, baixa resistência ao sol e visão afetada são características que podem dificultar a capacidade de caçar e sobreviver na natureza.

“Faxineiros” da natureza

Famoso por se alimentar de animais mortos, os urubus nem sempre são bem quistos. No entanto, os hábitos da ave são de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas: a dieta dos urubus permite que os ambientes se mantenham limpos, evitando propagação de bactérias, possíveis causadoras de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário