sexta-feira, 8 de março de 2019

PAPIRO VIRTUAL 131

Roberto Rillo Bíscaro

Quase todos os slasher films clássicos foram refilmados no século XXI. Desde o sempre negligenciado Black Christmas até o essencial pro subgênero, mas não necessariamente slasher, Massacre da Serra Elétrica. Exceto por Halloween, nenhum gerou sequelas, como suas inspirações setentistas/oitentistas.
Slashers: do Original ao Remake é uma dissertação de mestrado, de Bruno Miguel Silva e Cunha, apresentada em 2015 à Universidade Católica Portuguesa. O trabalho se pretende como estudo comparativo entre cinco slashers clássicos e suas respectivas releituras no novo milênio. Os filmes analisados são: O Massacre da Serra Elétrica (1974), Halloween (1978), Sexta-Feira 13 (1980), Dia dos Namorados Macabro (1981) e A Hora do Pesadelo (1984). Aos que conferirem o texto, não estranhem a discrepância nos nomes. Bruno utilizou os títulos portugueses; eu, os brasileiros.
Como se vê, Black Christmas novamente fica de escanteio, mesmo apresentando mais elementos inspiradores de Halloween do que Massacre. Cunha minucia dados técnicos de cada produção, como número de mortes e características da final girl. As comparações são estabelecidas entre original x refilmagem e depois entre todos. Chega a ser um tanto monótono, mas os fissurados por estatísticas adorarão.
As conclusões de tamanho esforço comparativo não são muitas. Grosso modo, dão conta de que as características e o papel da final girl mudaram e de que as releituras enfatizam o gore, ao passo que suas matrizes investiam no terror psicológico pra suprir deficiências tecnológicas e orçamentárias pra explicitar as mortes. A redação, em um par de vezes, deixa escapulir que tal mudança seja “progresso”, o que é algo problemático: quer dizer que, per se, filmes com mais sangueira e correria são melhores que aqueles mais sugestivos e lentos? O status do Halloween, de John Carpenter, desdiz essa falácia.  
Slashers: do Original ao Remake está disponível para leitura online ou donwload:

 https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/17795/1/Tese%20de%20Mestrado_Bruno%20Cunha.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário