segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

CAIXA DE MÚSICA 150

Roberto Rillo Bíscaro

Formado no ocaso dos 70’s na Escócia, o Simple Minds produziu discografia com sonoridade que vai desde art rock até coisas bombásticas a la U2. Grosso modo, o grupo oscilou entre ênfase nos teclados ou na guitarra, dependendo do álbum. Graças à recusa de Bryan Ferry em gravar a canção, a banda teve seu maior sucesso em 1985, com Don’t You Forget About Me, um dos símbolos da década.
Sei que lançam álbuns ocasionalmente, mas desde o início dos 90’s não me interessava por eles. Descobrindo que estão com trabalho novo me deu na telha de escutar e constatei que finalmente alcançaram equilíbrio no uso de guitarras e sintetizadores, distribuídos parcimoniosamente entre as 12 faixas componentes de Big Music.
Jim Kerr e Cia não deixaram de ser bombásticos, mas dá pra perceber que a sonoridade oitentista veio temperada com discretas, porém eficientes, doses de contemporaneidade dance.
Com canções agitadas, Big Music elabora a síntese perfeita entre os elementos citados na musculosa abertura, Blindfolded, que começa com elementos de house noventista, mas logo se desenvolve em típica explosão oitentista dançante com guitarra cristalinamente gelada secundada por suntuoso tapete de teclados. Pra dançar com lágrimas de saudade da década de 80 em alguma boate retrô. Midnight Walking, Concrete and Cherry Blossom (tô louco ou tem cheirinho de Don’t You....?) e Imagination palmilham a mesma seara.
Broken Glass Park e Blood Diamonds são menos agitadas, mas têm aquela sonoridade tecladística tão geladinha que nós oitentistas tanto amamos. Big Music tem guitarras mais sujas e é pesadinha enquanto Human desperta vontade de levantar a mão e cantar junto no refrão.   
Num ano que viu expoentes 80’s como Erasure e Information Society reaparecerem com bons álbuns, o Simple Minds engrossa a lista com Big Music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário