quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PROTEÇÃO EM MACEIÓ

Grupo de albinismo da SMS da capital recebe protetores solares

A coordenação do Grupo de Albinismo do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Gerência do Núcleo de Atenção à Pessoa com Deficiência (GNAPD) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Sesau, a entrega de chapéus UV e protetores solares para os pacientes cadastrados no Programa de albinismo do município. Ao todo, 25 pacientes foram beneficiados com a ação.
A coordenadora do PAPD do PAM Salgadinho, Luciana Ferreira, ressaltou a importância das ações como forma de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos albinos. “A entrega dos protetores visa a prevenção contra os raios solares, já que tem fator 50 e garante uma boa proteção contra o sol para essas pessoas. Além disso, os chapéus UV protegem contra 98% dos raios solares”, explica a coordenadora, que em 2015, espera firmar ainda mais parcerias com a Sesau, no sentido de ampliar discussões e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos albinos.
A entrega dos protetores é feita mensalmente aos pacientes cadastrados no programa, mas aqueles pacientes que desejam fazer parte do grupo e receber o produto devem levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência até a coordenação do PAPD no Pam Salgadinho para efetivar o cadastro. O único critério exigido é ser residente do município de Maceió.
“Após o cadastro com os documentos na coordenação, o paciente será encaminhado para o dermatologista e para um Centro Especializado em Reabilitação visual para as consultas oftalmológicas. Assim, ele passará por todo o acompanhamento médico e poderá ser atendido pelo Grupo de Albinos de forma integral”, afirma a coordenadora do PAPD do Pam Salgadinho, Luciana Ferreira.
A reunião com o Grupo de Albinismo da SMS ocorre toda segunda terça-feira de cada mês, a partir das 8h. O grupo local foi criado em julho de 2012.
Importância
Pessoas com albinismo devem usar proteção solar sempre que estiverem em ambientes expostos ao sol e ter o acompanhamento médico de um dermatologista para avaliação da pele e detecção de lesões que possam predispor ao surgimento de câncer na pele.
O albinismo é a ausência parcial ou total do pigmento na pele, nos cabelos e nos olhos. A sua forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo: o albinismo oculocutâneo. A patologia aumenta as chances de surgimento de câncer de pele e também o risco de cegueira pela intolerância à luz solar.
Por ser considerada uma pessoa portadora de necessidades especiais, o albino precisa de apoio para que seja assegurado o exercício dos seus direitos básicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário