segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CAIXA DE MÚSICA 151

Roberto Rillo Bíscaro

Trocar de ares pode refrescar perspectivas. Foi isso que houve com a norte-americana Mary J. Blige, que passou temporada na Inglaterra, trabalhando.
Seu novo álbum, The London Sessions, foi coproduzido com DJs e produtores britânicos, fãs da cantora. Resultado: uma dúzia de canções homogêneas na alta qualidade, diferenciando-se no tom, que oscila entre
a)  baladeiro confessional
b)  diva das pistas de dança.
Sem buscar ser a porta-voz artificial e diluidora da mais atual anglotendência underground, a veterana quarentona saiu-se com um trabalho orgânico, por vezes visceral, como na sofrida Whole Damn Year, onde diz que “levou um maldito ano inteiro pra consertar meu corpo”, consequência de agressões.
Sejam de extração gospel (Not Loving You), sejam de inspiração pop (When You’re Gone), rhythm’n’ blues (Long Hard Look) ou o que for, não há lenta chata ou insossa; tudo vem das entranhas, sem melodramatizar.
Tem espaço pruma piscada divertido-melancólica pra irônica Rehab da finada Amy Winehouse. Therapy abre The London Sessions com o clima retrô modernizado de jazz e doo wop popularizado pela melhor voz feminina inglesa desse milênio. Tem estalar de dedo e letra que não culpa o amado por querer distância devido à constante deprê da diva, que se autorrecomenda terapia 2 vezes ao dia.
Blige sabe do potencial que seu vozeirão e pose de diva têm pras pistas e polvilhou The London Sessions com delícias rápidas: Nobody But You; Pick Me Up, com aquele pianinho e cornetinha viciantes; Follow e My Loving, que lembra muito grandes momentos da dance noventista tipo Snap e a brasileira Corona.
Pra quem vinha dando a impressão de que o pináculo da carreira já passara e o que restava era o descenso, Mary J. Blige cravou um álbum sentido, vibrante e honesto.
Ela só poderia ter nos poupado dos depoimentos dos colaboradores entre algumas faixas, que quebram o ritmo de The London Sessions. Eita ego, heim dona diva! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário