quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

TELONA QUENTE 109

Roberto Rillo Bíscaro

Dediquei mais tempo do que o usual a super-heróis este ano. Vi séries do Batman e Super-Homem, os desenhos dos Superamigos e agora os 2 serials do Homem de Aço. Tudo vintage. Filmes/séries atuais continuam não me interessando.
A estreia do Superman nas telonas foi em 1948, num serial homônimo de 15 capítulos. Imagine o auê causado pela “materialização” do super-herói dos quadrinhos nas telonas de cinema todo sábado à tarde. Sucesso comercial que trouxe muito lucro à sovina Republic, produtora da série com orçamento de fundo de quintal. Recursos e tempo eram tão limitados que aterrissando de mau jeito o ator tem a capa enrolada na cabeça. Ao invés de nova gravação, ele tira-a da cachola e segue a cena. Ri alto.
Essa primeira aparição em movimento do alter-ego de Clark Kent conta sua chegada a Metropolis e a luta contra a vilã Spider Lady, que pouco faz a não ser falar “gelado”
Além de usar o infame bordão “Up, up and away”, que tanto detestava nos Superamigos, Superman não decola, porque é muito moroso, quase nada acontece, é quase puro lengalenga por falta de verba.


Compensa muito mais ver Atom Man Vs. Superman, 15 capítulos também em preto e branco, produzidos em 1950. Desta feita, o herói encontra-se às voltas com o arquirrival careca Lex Luthor.
No serial de estreia Superman só ficava atrás dum tal Raio Redutor, que quase nunca vimos funcionar; em Atom Man Vs. Superman, Luthor inventa e usa uma porção de armas, uma delas capaz de desintegrar e mandar os átomos vagar no espaço sideral ou dum lugar a outro em Metropolis e adjacências. Porque ele não usa tão poderoso invento pra teletransportar asseclas pra gabinetes estratégicos e dominar o universo, não fica claro. Também não entendemos porque do ataque de amor à coragem e justiça que faz Luthor dar uma chance a Lois Lane de trazer seu megadesafeto Super-Homem de volta do limbo. Vilão com consciência ética? Muito político devia ver isso!
Recomendo demais ver Superman parar e esperar que descarreguem revólveres em tiros que ricocheteiam em seu peito sorridente; ver Atom Man – que sabemos quem é desde o início, por que tanto “mistério”? – usar um cesto de papeis turbinado como máscara; constatar que a Força Aérea tem uma área de testes pra bombardeio bem nos arredores de Metropolis, cujo acesso é público e tem apenas pequena tabuleta avisando do perigo.
Como produções tão pão duras satisfariam a necessidade de efeitos especiais de voo e peripécias superpoderosas do protagonista kriptônico? Simples, na hora H usa-se animação! O Superman voando é desenho animado superposto em filmagem. Outro motivo pra ver esses shows cujos títulos de capítulos já revelam a conclusão: Superman Saves the Universe. Oras, todo  mundo sabe que ele vence no fim; o importante é ver como e não o quê acontecia.
Noel Neill é Miss Lane, em papel que reprisaria a partir da segunda temporada da série televisiva dos anos 1950. Gosto dela, embora não muito da repórter, que por vezes é antiética em sua sede por furos de reportagem. Numa primeira olhada, Lois é independente, mas a teimosia sempre a expõe ao perigo pra ter que ser salva pelo Super-Homem. Punição pela tentativa de liberação feminina? Uma coisa parece cancelar a outra, ou seja, ela acaba sendo tão dependente e “tola” quanto qualquer mulher.
Kirk Alyn não tirou o cetro de George Reeves como meu Super-Homem preferido. A simpatia do trágico Reeves é imbatível e meu Superman imaginário tem mais esse jeitão mesmo de ianque risonho, bonachão, bom moço, como o cinquentista.  O de Alyn é mais apagadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário