domingo, 14 de junho de 2009

REJEITADO

Comunidade indígena rejeita garoto albino
Rose Pinheiro

Litoral Norte

A comunidade indígena também tem preconceitos e discrimina membros de sua própria tribo. Há mais de um ano, o índio Vanderlei Fernandes, 5 anos, foi afastado da reserva indígena do Rio Silveiras, de São Sebastião, porque foi rejeitado e sofria maus-tratos porque era albino. Na época, com 3 anos e sete meses, ele pesava 11 quilos e tinha idade mental de 1 ano e 8 meses. Hoje, Vanderlei vive na Casa do Índio, no Rio de Janeiro, um abrigo para tratamento de índios portadores de doenças físicas e mentais.
Quarto caso de albinismo na comunidade indígena registrado no País, Vanderlei foi rejeitado pela mãe Jany Jaxuka logo após o nascimento. O vice-cacique Papá Mirim Poty admite que o menino sofreu maus-tratos e ficava o dia inteiro exposto ao sol, à beira da estrada Rio-Santos, enquanto a mãe vendia artesanato. Ela acreditava que a exposição ao sol iria escurecer sua pele, deixando-o com a aparência dos demais índios.

Internado no Hospital de Clínicas da cidade, vítima de insolação grave, Vanderlei despertou o interesse do casal Rojane e Ronaldo de Souza Junior. Isso aconteceu há um ano e dois meses, um mês depois ela entrou com processo de adoção na Justiça. Rojane contou que até hoje recebe cartas de apoio à sua iniciativa. "Vanderlei era uma criança sem a mínima expressão de vida e eu achei que se desse carinho e amor ele daria alguma resposta. Foi o único tratamento que funcionou. Não desisti e não vou desistir nunca da adoção", afirmou Rojane.

Desconsiderando os direitos da criança e do adolescente, representantes regionais da Funai (Fundação Nacional do Índio) simplesmente afirmaram que lugar de índio é na aldeia e não junto com os brancos.

Rojane disse que foi proibida de visitar Vanderlei. Funcionários da Casa do Índio informaram que o menino está incomunicável e não pode receber visitas por determinação judicial. Segundo o responsável pelo posto da fundação em Boracéia, Marcio Alvim, Vanderlei voltarà a morar na reserva de São Sebastião assim que estiver recuperado.

Vale do Paraíba, sábado, 19 de abril de 1997
Copyright © O ValeParaibano 1997

(Encontrado em http://jornal.valeparaibano.com.br/1997/04/19/lit/retindio.html)

4 comentários:

  1. Nossa que triste o que a falta de informação faz né ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, meu nome é Rojane, sou autora do processo de adoção do Vanderlei e gostaria de fazer contato com você, tem um email ou msn para contatarmos?
    Obrigada, abraços,
    Rojane

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, meu nome é Rojane e sou autora do processo de adoção do Vanderlei. Gostaria de contatar com vc, poderia me mandar um email pessoal ou mns?
    Obrigada, abraços,
    Rojane

    ResponderExcluir
  4. Rojane,
    o email para contato é albinoincoerente@gmail.com

    ResponderExcluir