sexta-feira, 12 de junho de 2009

AIDS

Deficientes visuais na luta de prevenção contra a Aids
Noticiário ExecutivoRecife - PE, 10/06/2009
A capacitação de multiplicadores dessas informações foi feita com músicas e dramatizações


A Secretaria Estadual de Saúde conclui, hoje, uma capacitação para transformar pessoas com deficiência visual em multiplicadores de informação que vão ajudar na prevenção contra o vírus da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O evento ocorre no auditório do Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Vinte e cinco pessoas ligadas a 13 entidades que prestam assistência à pessoa com deficiência de todo Estado participam da qualificação.
“Na nossa sociedade, um dos sentidos mais estimulados é a visão, coisa que os participantes dessa oficina não têm”, explicou Betânia Cunha, uma das especialistas do Programa Estadual de DST/Aids. “Por isso, estamos trabalhando com músicas e dramatizações, para que possamos aumentar o número de pessoas engajadas na prevenção contra Aids”, prosseguiu.
As pessoas com deficiência visual puderam levar um acompanhante, que aceitaram ter os olhos vendados para participar da capacitação. “Queremos que ele tenha a mesma experiência que as pessoas com deficiência visual”, salientou Betânia Cunha. Ela informou que o objetivo do evento é trabalhar para que os participantes tenham uma noção das formas de se combater o vírus da Aids e as doenças sexualmente transmissíveis. “Mas fazemos questão que isto ocorra sob a perspectiva deles”.
Com a finalização do evento, os participantes voltarão aos seus municípios e, como muitos são líderes de entidades ligadas às pessoas com deficiência, o conteúdo da oficina poderá ser repassado para mais pessoas.
Números
Desde 1983, quando foi registrado o primeiro caso no Estado, mais de 12.700 pessoas foram infectadas pela doença. De lá para cá, mais de 4.900 pessoas morreram em decorrência da Aids. Em 2008, foram notificados 621 casos, sendo 399 homens e 222 mulheres.

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=25708)

Nenhum comentário:

Postar um comentário