quinta-feira, 18 de junho de 2009

ETeens

Tá cada vez mais difícil preu achar filmes B dos anos 50 que já não tenha assistido. Vi tantas películas sobre monstros gigantes e alienígenas invadindo a terra, que tenho a impressão de ter quase esgotado o estoque. Mas, de quando em vez inda encontro algo pra ver.

Ontem à noite, depois de passar o dia às voltas com aulas, preparando ou lecionando, vi Teenagers From Outer Space (1959). ETs com aparência humana e nomes em inglês aterrisam aqui à procura de pasto pruma espécie de monstro que lhes serve de alimento. A ideia é simples: os monstrengos nos comeriam pra engordar e depois seriam comidos pelos ETs.

Ao desembarcarem, um dos invasores usa sua pistola de raio num cãozinho e o transforma em esqueleto. Essa arma será usada diverrsas vezes no filme e o resultado é divertidíssimo: a cada disparo aparece um esqueleto sendo jogado pela produção. De terror, como diriam na Argentina.

Acontece que quando um dos ETs adolescentes vê o esqueleto do cãozinho, fica comovido e sua insatisfação com seu planeta aflora e ele pasa a ajudar os humanos contras os invasores.

A descrição da vida e dos costumes do planeta invasor é exatamente a mesma que se veiculava com relação á vida nos países comunistas: pessoas robotizadas, sendo separadas de seus familiares ao nascerem, vivendo em cubículos, sem nenhuma individualidade. Ou seja, como nas outras produções da década, os invsaores são na verdade, os soviéticos.

E os terráqueos - no caso desses filmes, terráqueo equvialia a norte-americano - são afáveis, devotos da família e da pátria, sempre dispostos a ajudar.

O elenco é, sem nenhuma exceção, impecavelmente péssimo! Eu literalmente gargalhava com alguns diálogos e com a "expressividade" do elenco. Uma pérola quando alguém diz: "você me deixa bravo, mas gosto de você", com a mesma gama emotiva dum computador.

Pra quem curte filme B, em preto e branco, cheio de defeitos especiais dos anos 50, Teenagers From Outer Space é obrigatório.

Embora eu não o tenha assistido no You Tube, descobri que a produção foi colocada lá. Eis o link pra primeira parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário