sábado, 6 de junho de 2009

APARIÇÕES


Roberto Rilo Bíscaro

Ontem, acabei de assistir a uma minissérie da BBC, produzida ano passado, chamada Apparitions.
Ao contrário das últimas que tenho visto, essa não é de época. Bobagem essa definição "de época", não? Como se todos os filmes, novelas, séries etc não se passassem em alguma época!
A trama centra-se no padre Jacob, que pratica exorcismos apesar da resistência ferrenha de setores da igreja. Tal oposição adiciona ao já enorme conflito dramático entre o bem e o mal.
Os 6 capítulos trazem história mirabolante que envolve Madre TEresa de Calcutá, o terceiro segredo de Fátima, campos de concentração nazistas, mortes de alguns mártires santificados e muita possessão demoníaca. Tem anciãs e adolescentes grávidas do demo, muçulmano da Bósnia que acredita ver Nossa Senhora. Um enredo que realmente prendem a atenção de quem se interessa por conspirações, terror, assombrações e afins.
O final é operático. Tem "freira" literalmente com o hábito em chamas tentando assassinar um figurão da Igreja e ainda mais! E depois dizem que os britânicos são "frios". Uau!
E como não podia deixar de ser tem muito exorcismo, gente falando em línguas "exóticas" e levitando. Ah, e tem "referência" ao filme O Exorcista, que causou furor nos anos 70.
Diverti-me horrores e inda por cima vi o fenomenal Martin Shaw, mais do que perfeito como Father Jacob. Um vozeirão empostado (mas que sabe ser suavíssimo quando a cena requer), com sotacão BBC de arrasar, e, claro, um padre coroa galã, cujo cabelo prateado só desalinha mesmo em partes do último episódio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário