sexta-feira, 15 de maio de 2009

CAMELOS TAMBÉM CHORAM.


Há mais de 2 meses, o professor José Carlos Sebe - colaborador e entusiasta do projeto do blog e dos canais do U2B - indicou-me um documentário sobre uma mamãe camela que rejeita seu filhotinho albino. Imediatamente fui atrás da referência pra poder postar no blog. Como o volume de coisas tem sido bastante grande, acabei demorando pra assistir, mas finalmente o fiz noite passada e valeu a pena. É realmente uma produção sensibilíssima e muito linda.

Como o amigo Zeca também me passou uma crônica que escrevera sobre o documentário e a experiência de vê-lo, decidi dar a a palavra a ele, afinal, concordo em gênero, número e grau com sua avaliação sobre a produção.

OS CAMELOS TAMBÉM CHORAM.

José Carlos Sebe Bom Meihy

Filmes documentários nunca foram o meu forte. Com raras exceções, não gosto e sempre fico invocado com o exagero da condução feita por diretores que disfarçam o poder de indução. É lógico que respeito os Eduardos Coutinhos da vida, mas prefiro mesmo as doces bobagens, as tais comédias românticas. Enfim, coisas de quem pretende que filmes invertam o cotidiano e, como quer Jean Boudrillard, faça com que o escurinho do cinema seja como o ventre materno: aconchegante, tranqüilo, plácido. Mas não tinha como resistir ao convite de uma cara amiga que além de tudo dizia pagar a pipoca. Era matinê...

Camelos Também Choram é uma comovente história produzida por uma aliança estranha de alemães e mongóis. Filmado em 2003, sob o comando de Byambasuren Davaa e Luigi Falorni, colocado no mercado este mês, encanta desde a primeira cena que apesar de usar a vastidão das areias não se esquece do pôr do sol, dos interiores das tendas e da beleza física dos figurantes. De saída, um velho, supondo contar história para crianças desperta lembranças sobre a mitologia dos camelos no deserto de Gobi, interior da Mongólia e assim conta para a audiência uma história dentro de outra história. E mais fábulas repontam ao longo dos 87 minutos em que uma família de pastores, na época dos partos das camelas, ajuda uma, a última, a dar a luz e salvar o filhote albino. O difícil parto ou a coloração estranha da cria teria feito com que a mãe o rejeitasse. E são cenas comoventes onde o filhote buscando a sobrevivência se vê preterido pela poderosa mãe. O leite da camela, alimento essencial no ambiente árido, ganha sentido mítico como alternativa da vida. Os camponeses tentam contornar a situação dos animais, sem sucesso. As primeiras lágrimas são do recém-nascido que é magicamente humanizado em particular pela diferença do trato de uma outra criança, humana, bem amada pela família. Um adolescente, Dude e o irmão menor, Ugda, recebem a incumbência de irem a cidade mais próxima em busca de um tocador de violino, pois segundo uma lenda local, acreditava-se que a música tocaria o coração da camela. Arma-se então um ritual onde todos os personagens são envolvidos e mediante a chegada do músico que acompanha uma mulher entoando uma canção lindíssima, a camela chora. Copiosamente. Cena impressionante...

A par da lírica história, há sutilezas na narrativa fílmica. O ritmo é uma delas. Com tempo cronológico seqüente, cenas reais – o parto, por exemplo – tudo é muito lento e coerente com o lócus. Poucas palavras e personagens da vida diária convencem o público da veracidade da história que transborda simpatia. Mas é na viagem dos meninos até a cidade que se esconde a perversidade do diretor que ameaça a audiência mostrando que toda a poesia daquele mundo está ruindo pela chegada da modernidade. Televisão e motocicletas, sorvetes e dinheiro vivo, são elementos reclamados pelos pequenos que docemente querem levar para o longínquo as experiências do novo. Em cena emocionante, lá pelo meio do filme, em reunião noturna na tenda, o avô da família começa uma linda história sobre as razões do camelo ter ficado fora do zodíaco mongol – diz a lenda que o Criador o compensou com uma parte de cada animal: como o rabo da serpente, os olhos da vaca – o pequeno interrompe e pede outra história, pois aquela ele sabia. Em contraste perfeito, a cena final, mostra o adolescente Dude arrumando a parabólica da televisão que havia chegado.

Mas o filme não é piegas, não cai em nenhum lugar comum e comove pela ternura da trama feita por alguém que tendo uma boa história constrói uma narrativa sentimental. Recomendo este filme às pessoas sensíveis. Não o sugiro àqueles que gostam das inquietantes aventuras de Indiana Jones (Steven Spilberg que me perdoe) ou Guerra nas Estrelas. Além disto é preciso dizer que o filme já mereceu vários prêmios importantes e há uma torcida mundial para que chegue ao Oscar de melhor documentário posto ter ganhado a indicação para tanto.
Em tempo: tive que optar entre a pipoca e as lágrimas. Nos melhores momentos consegui alternar ambas.

O U2B tem o documentário completo, legendado em inglês e dividido em 9 partes. Segue o link pra primeira delas. Depois, basta seguir o caminho da Mongólia...


11 comentários:

  1. Eu ví esse filme no cinema há alguns anos... Nem lembrava que o filhote era albino... Shame on me!

    ResponderExcluir
  2. Oi Robert! Gostei muito do teu blog, da tua maneira de escrever e assuntos. Tornarei-me visitante assídua. Se tiver um tempinho, visite o meu, será uma honra. Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joana, tentei deixar comentário no seu blog, mas não consegui. Amanhã tentarei de novo. Já o coloquei em meus favoritos e também vou vistar sempre porque gostei dos textos que li na primeira página. Depois vou ler mais!
    Bjos procê tambem!

    ResponderExcluir
  4. Te vi na novela! Bacana sua história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela sua historia de superação e exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu depoimento na televisão ! Acho curioso e desafiador o mundo dos Albinos . Meu sincero abraço de admiração e respeito .
    pastor David Rafael
    nrdrcs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi acabei de te ver na Globo.
    Parabéns pelo depoimento.
    A vida é assim,um dia a gente ri outro chora e para sempreeeee buscaremos a felicidade.
    Grande abraço e

    ResponderExcluir
  8. e ae caraa...

    vi seu depoimento na novela viver a vida...
    parabéns pela superação!

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Obrigado por visitar meu blog. Meu caro amigo. Se lembra? primosdantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Vi seu depoimento na novela e busquei pelo seu blog. Parabéns pela busca contínua de superação!

    Glacy Daiane

    ResponderExcluir
  11. oi roberto!!
    soube por um professor desse documentário e corri atrás!!
    lindo!! recomendo!!
    beijos!!

    ResponderExcluir