terça-feira, 20 de novembro de 2018

TELINHA QUENTE 336



Roberto Rillo Bíscaro

Desde que Broadchurch pegou pequena comunidade onde os laços comunitários eram aparentemente fortes e a mergulhou no pesadelo de assassinato cometido por um de seus membros, a prática virou tendência acoplada à influência Nordic Noir de priorizar locais lindíssimos de cartão-postal.
Parece que a Europa é fértil em tais sítios, como demonstrado nas belas paisagens lacustres da minissérie Le Mystère du Lac (2016), ambientada na região de Sainte Croix, nos Alpes provençais. Com tanta gente atraente, bem vestida e falando francês, dá vontade de pegar o primeiro avião com destino àquela felicidade.
A cidadezinha esconde grande perigo, porém. No começo do milênio, 2 jovens desapareceram e jamais foram encontradas. Na atualidade, a adolescente Chloé some, bem na hora em que a policial Marianne Stocker volta de Paris pra decidir o que fazer com a mãe, que tem alzaimer. Marianne era a melhor amiga das sumidas e sua mãe é vizinha de Chloé.
Coincidência é o que não falta em Vainhed By The Lake, em seu nome pra comercialização internacional. O alzaimer é truque conveniente pra senhorinha soltar informação, apenas quando convém ao roteiro. Sempre há alguém em momentos-chave ou quem resgate documentos de anos e anos atrás. Fica-se até cismado sobre como alguém pode ter desaparecido numa comunidade bisbilhoteira assim, imagine três!
Também nos perguntamos porque a polícia francesa não manda grupos de busca pelas montanhas, ao redor do lago, como fazem seus colegas escandinavos. Policiais e voluntários em colunas, fazendo pente-fino em lúgubres e lindas florestas são lugares-comuns em Scandi-Noir e até em irmãos espanhóis, como Bajo Sospecha, temporada 1.
Le Mystère du Lac é pura fórmula: todo mundo tem segredos; o/a malfeitor(a) é tão insuspeito(a), que pode nem fazer muito sentido. Mas é tudo tão bonito, bem feito e urdido, que entretém, prende a atenção e gera suspense e curiosidade. Quer mais? Tá, então: o que dizer do nível de fetiche desencadeado por aquela voz de ninfetinha francesa cantando música de filme de Tarantino na abertura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário