domingo, 4 de novembro de 2018

GAME ALBINO

Lenin – The Lion retrata a depressão de um leão albino em emocionante game nacional


A depressão se tornou a principal causa de problemas de saúde e incapacidade ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com o transtorno. Ainda há muito o que se compreender, aprender e discutir sobre a depressão, e é esta a proposta de Lenin – The Lion: game desenvolvido por uma equipe brasileira independente liderada por João Bueno.

“Lenin – The Lion conta a história do Lenin, um leão albino que, por conta dessa característica física, não é tão bem aceito socialmente – nem por parte da família e nem por parte dos colegas de escola. De tanto sofrer bullying, acaba desenvolvendo um quadro de depressão“, contextualiza o membro da equipe Rodolfo Davoglio em uma conversa com o A Casa do Cogumelodurante a BGS 2018.

Para conscientizar sobre a depressão, o game propõe jogadores a tomar suas próprias decisões quanto ao quadro de Lenin, podendo ocasionar desfechos narrativos diferentes a partir das escolhas feitas. “Com o passar do jogo, você poderá escolher tratar ou não desses sintomas. Cada uma dessas decisões irá alterar o meio e o final do jogo“, afirma Davoglio.

Também é nas questões de jogabilidade que Lenin – The Lion se mostra um ponto fora da curva. Mesmo se tratando de um RPG, o jogo não apresenta batalhas e prefere focar em puzzles e escolhas dos jogadores para concluir a jornada do leão albino. Há ainda muito espaço para “referências à depressão, seus efeitos e tratamentos, itens para superar situações desconfortáveis e conversas para encontrar novas formas de agir“.

Inspirado por clássicos como Earthbound, João cumpre as principais camadas do game design de Lenin – The Lion sozinho, incluindo programação, roteiro, ilustração, pixel art e animação. O desenvolvedor iniciou um projeto de financiamento coletivo em setembro de 2017 e atingiu a meta proposta em apenas dois meses, totalizando R$ 13.485 para finalizar o game.

Por tratar de um assunto delicado, João e sua equipe foram atrás de psicólogos para buscar recursos que não comprometam o estado psicológico e emocional dos jogadores, focando somente na conscientização e na elevação de espírito dos mesmos. “Não que exista uma diretriz real da OMS, mas eles sugeriram evitar determinadas coisas, como citar o suicídio. A gente quer que o jogador tenha uma boa sensação, ao invés de sofrer com um gatilho pesado“, explicou.

Davoglio também salienta que não se trata de um game medicinal, mas sim uma obra lúdica que oferece conscientização sobre o transtorno. “Serve para criar empatia para aqueles que não sofrem de depressão. Se você não tem depressão, que o jogo te traga um pouco de empatia. Se você tem, que ele te deixe um pouco mais aliviado ao saber que pessoas estão falando do tópico, que ainda é um tabu.”

Visualmente belo, o game também consegue resgatar nostalgia em jogadores mais familiarizados com RPG’s que fizeram sucesso nos anos 90, como Chrono Trigger e The Legend of Zelda – além do mencionado Earthbound. A falta de batalhas dão espaço para escolhas morais e éticas, sempre priorizando ou não o estado emocional do protagonista.

A trilha sonora composta por Alan e Jon Shárper é outro fator que eleva a experiência proposta por Lenin – The Lion. Ao invés de focar em tons melancólicos, a dupla prefere guiar jogadores com notas suaves, mas não menos enérgicas – fator que também evita gatilhos emocionais negativos.

Com inúmeras referências à depressão, conscientização, quebra-cabeças e escolhas que determinam futuros eventos na vida de Lenin, o mundo antropomórfico do game consegue engolir jogadores em uma experiência emocionante e pessoal, seja para quem sofre ou sofreu de depressão, assim como para os que desejam uma obra lúdica com poderes de conscientização sobre o transtorno.

Uma demo do game está disponível no Game Jolt, e você também pode ajudar o projeto a ganhar conteúdos adicionais sendo um apoiador no Patreon.

Vencedor do Big Festival 2018 na categoria “Questões Sociais” e considerado o melhor game independente da BGS 2018 pelo GameSpot Brasil, Lenin – The Lion tem lançamento previsto na plataforma Steam durante o primeiro semestre de 2019. Versões para o Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox Onetambém são cogitadas pela equipe.
http://www.acasadocogumelo.com/2018/10/bgs-2018-lenin-the-lion-retrata-a-depressao-de-um-leao-albino-em-emocionante-game-nacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário