sexta-feira, 22 de julho de 2011

DRA. CARLA EXPLICA O ALBINISMO


Albinismo: falta de pigmentação deixa a pele mais sujeita a câncer
O que é o albinismo?
albinismo refere-se a um grupo de alterações genéticas do sistema de pigmentação da melanina que afetam a pele, os pelos e os olhos.
O albinismo é a ausência total de pigmentação no corpo inteiro ou pode acontecer apenas em algumas partes?
No albinismo acontece um defeito na síntese da melanina, pela inatividade de uma enzima, a tirosinase. Mas o número de melanócitos é mantido, apenas a melanina, que é a responsável em geral pela pigmentação, está defeituosa. Mas acomete a pele toda.
Por que o albinismo acontece?
É uma alteração genética que afeta o sistema de pigmentação, por esse motivo a pessoa não apresenta nenhum tipo de pigmento, ficando com a pele clara, os cabelos louros ou brancos e os olhos de coloração vermelha ou azul-clara.
O albinismo é genético?
É genético, é chamado de doença autossômica recessiva e está presente em 1 para cada 20.000 nascidos vivos. Ou seja, a apresentação é de 40 a 50%.
Os albinos possuem transtornos de saúde devido à falta de pigmentação?
O maior problema dos albinos é que, por não apresentarem o pigmento que protege a pele dos raios solares, eles estão mais sujeitos a câncer de pele e lesões de pele cancerosas, do tipo não melanoma, por não apresentarem a melanina.
Além disso, a pele é mais sensível e os olhos apresentam muita sensibilidade, com muita fotofobia.
Como deve ser o cuidado dos albinos quanto ao sol?
Este cuidado é o mais importante, evitar a exposição ao sol. E o uso de vários tipos de proteção solar, como cremes fotoprotetores, chapéus, óculos de sol e também roupas que apresentam a característica de proteção.
O albinismo prejudica de alguma forma a expectativa de vida de uma pessoa?
É uma doença presente ao nascimento, mas que não diminui a sobrevida se for um tipo mais comum, com alteração cutânea e ocular. Mas existe uma manifestação que atinge o Sistema Nervoso Central, que apresentaria uma expectativa de vida diferente.

Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP. CRM: 122883
(Encontrado em https://idmed1.websiteseguro.com/saude-de-a-z/albinismo-falta-de-pigmentacao-deixa-a-pele-mais-sujeita-a-cancer.html)
  

Um comentário:

  1. Aprecio ler informações sobre albinismo, mesmo que algumas delas já seja do meu conhecimento Falar de albinismo é falar de mim, e sempre tenho algo a aprender. Obrigada, Roberto!

    ResponderExcluir