sexta-feira, 15 de julho de 2011

EVENTO EM SERRINHA


Serrinha realiza I Seminário Municipal de Convivência com Pessoas com Albinismo


Será realizado no município de Serrinha o I Seminário Municipal de Convivência com Pessoas com Albinismo: Políticas Públicas, sob organização da Prefeitura Municipal. O evento será dia 18 de agosto de 2011, na AABB do município das 08 às 17 horas.
O objetivo é discutir a construção de propostas que garantam aos albinos o direito ao atendimento médico permanente, uma vez que a saúde dos mesmos requer cuidados específicos. Além de promover maior participação social destas pessoas por meio da educação.
Albinismo – O albinismo não tem cura e é causado por diferentes alterações genéticas, hereditárias, que incapacitam o organismo de alguns seres humanos e, também outros animais, de fabricar um pigmento denominado melanina responsável por conferir cor à pele e pêlos, entre eles cabelo, sobrancelha e inclusive pestanas.
Esta ausência de pigmentação que perdura por toda a vida do indivíduo, causa nos portadores de albinismo, dificuldade de enxergar em lugares muito claro e, muitas vezes, severas deficiências visuais. Além do que os predispõe ao desenvolvimento de um câncer de pele em razão da maior exposição aos raios ultravioletas do Sol a que estão sujeitos.
Estima-se que um em cada 17.000 indivíduos sejam albinos. Até que seja possível, no futuro, através do avanço da terapia genética, dotar estes pacientes dos genes responsáveis pela sintetização da melanina, é preciso que haja uma conscientização não apenas dos poderes públicos, mas também da Sociedade Civil quanto à observação das necessidades especiais inerentes a este grupo e a adoção de atitudes capazes de promover sua inserção na comunidade, garantindo-lhes melhores condições de vida.

(Encontrado em http://www.gustavoalbino.net/2011/07/serrinha-realiza-i-seminario-municipal.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário