sábado, 16 de julho de 2011

O DRAGÃO ALBINO DO HARRY POTTER

Não conheço nada a respeito de Harry Potter, mas, pelo texto abaixo, há um dragão albino episódio final. 

Harry Potter: saga do bruxo adolescente chega ao fim


A saga de Harry Potter chegou ao fim nesta sexta-feira (15), com a estreia de "Relíquias da Morte, Parte 2", que vai arrastar os fãs, num misto de excitação e tristeza, para o cinema. Com uma marca forte dessas, e uma história idem, é normal que os produtores – e a autora, J. K. Rowling, que aprova absolutamente tudo que se refere à sua genial criação, dos produtos licenciados às ações de marketing – tenham se dado ao luxo de dividir o sétimo e último livro da série em dois capítulos.
A decisão, porém, fez com que em "Relíquias da Morte, Parte 1", não acontecesse muita coisa. É um filme triste e sombrio, em que Harry, Ron e Hermione passam o tempo quase todo sozinhos, fugindo e se escondendo em lugares ermos, e estudando a melhor maneira de se preparar para o confronto final com Lorde Voldemort.
"Parte 2" dá a partida para a reta final já com uma imagem de Voldemort de posse da "varinha das varinhas", o acessório mais poderoso do mundo dos mágicos, deixando claro que a ação não vai demorar para começar. O que vai acontecer todo mundo sabe: o lorde das trevas e Harry Potter vão se encontrar para um último duelo, do qual apenas um sairá vivo, como está estabelecido. "Um tem que morrer para o outro viver".
Partindo do pressuposto de que a maioria das pessoas que vai ver o filme já leu o livro, e já sabe até como a história vai acabar, fica difícil contar qualquer detalhe sem estragar a experiência de assisti-lo. Mas "Relíquias 2" vem com tudo a que um grande final cinematográfico tem direito: emoção, romance, guerra, traição, amor, morte. E, como estamos em um mundo mágico, muita coisa fora do comum pode acontecer.
Com uma lágrima colhida de um Severus Snape combalido, Harry entra em sua memória, resgata cenas do passado e descobre algumas verdades que mudam o sentido das coisas. Com uma pedra da ressurreição, ele encontra seus pais, James e Lílian, e seu padrinho, Sirius Black. Para fugir de uma masmorra, o trio de amigos pega carona com um dragão albino cujos dentes são do tamanho de uma cabeça humana. Um fantasma ajuda Harry a encontrar uma peça essencial para destruir Voldemort.
O filme é um épico e tem o valor de conseguir se comparar ao livro de que foi adaptado, o que não é pouca coisa. Para começar, o original em inglês tem 759 páginas. Depois, como muito do que acontece no livro não tem equivalente no mundo real – é tudo meio fantástico – , é um desafio enorme filmá-lo.
A adaptação para o cinema do primeiro livro, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de 2001, foi dirigida por Chris Columbus, de "Esqueceram de Mim". Apesar do sucesso estrondoso do filme, a escolha foi um equívoco. O filme teve um tom infantil que os livros não têm, e afugentou dos cinemas – em certos casos, definitivamente – os adultos quem não tinham lido o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário