sábado, 2 de julho de 2011

ALBINO GOURMET 42

Deixemos um pouco de lado nossa viagem gastronômica pelo planeta e embarquemos numa jornada pelo delicioso mundo do pepperoni.
Risoto de Pepperoni
Ingredientes
200g de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
80g de pepperoni picado
2 colheres de sopa de cream cheese
1,5l de caldo de legumes sem sal fervente
Azeite
50g de queijo parmesão ralado
10g de manteiga sem sal
Preparo
Refogue a cebola com o alho e o pepperoni em um pouco de azeite e metade da manteiga. Coloque o arroz e refogue até que os grãos que comecem a ficar transparentes. Coloque uma concha de caldo e deixe os grãos soltarem seu amido. Vá acrescentando caldo e mexendo sempre. Na metade do tempo de cozimento coloque o cream cheese e continue acrescentando o caldo o final do processo. Desligue o fogo e coloque o queijo e a manteiga. Mexa bem para que fique homogêneo e tampe a panela. Deixe descansar por 3 minutos e sirva imediatamente

Trança de Pepperoni
Ingredientes
200 ml de leite integral morno
2 ovos
4 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
2 tabletes de fermento biológico fresco ou 1 sachê de fermento biológico seco
1 kg de farinha de trigo
300 g de pepperoni cortado em tirinhas
150 g de queijo mussarela ralado
1 xícara de molho de tomate temperado
Azeite para untar
Preparo
Dissolva o fermento com o sal e o açúcar, acrescente o azeite, os ovos levemente batidos e o leite. Mexa bem e vá acrescentando a farinha até soltar das mãos. A massa fica um pouco úmida por dentro, por isso tenha atenção para não colocar farinha demais. Coloque em uma tigela untada com azeite e deixe crescer até dobrar de tamanho. Passado o tempo de descanso polvilhe uma superfície com farinha, abra metade da massa e espalhe metade do molho. Coloque metade do queijo e metade do pepperoni, enrole como um rocambole. Corte em 3 no comprimento e faça uma trança. Repita a operação com a outra metade da massa. Leve ao forno pré-aquecido, a 200°, em um tabuleiro untado com azeite, até que cresça e doure levemente.

Pão de Aveia com Pepperoni

Ingredientes
500 gr de farinha de trigo
300 ml de água gelada(s)
30 gr de fermento biológico fresco
10 gr de açúcar
10 ml de azeite
10 gr de sal
100 gr de pepperoni
150 gr de Requeijão Culinário
1 colher(es) (chá) de ervas de provence
30 gr de aveia em flocos
Preparo
Em uma tigela, dissolva o fermento na água gelada. Coloque toda a farinha, o açúcar, o azeite, a aveia e, por último, o sal (o sal, em contato direto, mata o fermento). Misture tudo e sove muito bem a massa, até que a mesma fique lisa e elástica. Forme uma bola, salpique um pouco de farinha de trigo e cubra com um pano. Deixe a massa dobrar de volume.
Corte a massa em quatro pedaços de mesmo tamanho.
Abra cada um dos pedaços de massa em um retângulo. Disponha as fatias de pepperoni, requeijão culinário e ervas. Enrole a massa de maneira que o recheio fique totalmente coberto.
Deixe crescer novamente. Quando dobrar de volume, leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 20 minutos.
Estando dourado, retire e antes de consumir, deixe descansar por pelo menos 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário