sábado, 3 de julho de 2010

ALBINISMO VINTAGE

A leitora Ana Paula Rocha Lima foi uma das responsáveis por ter levado o tema do albinismo ao Programa do Jô, afinal, quando a produção me ligou, mencionou que recebera sugestão de Ana Paula em seu site, para que me escolhessem como entrevistado.

Ontem, recebi email da historiadora onde me enviava transcrição duma pequena matéria mencionando de passagem o albinismo, publicada na Folha de São Paulo, em 10 de maio de 1969.

Assim, nossa postagem hoje é vintage! Obrigado Ana!


Sonhos dos filhos da Lua
Um psicólogo norte-americano, especialista em interpretação e simbologia, o dr. Robert L. Van de Castle, está se aplicando aos estudos dos sonhos em culturas primitivas.
O dr. Van de Castle tomou como ponto de partida uma tribo que habita a ilha de San Blas, na Costa do Panamá.
Uma das conclusões que já se impõe ao psicólogo, principalmente com bases em experiências anteriores é a seguinte: " Quanto maior o número de demônios e espíritos que aparecem nos sonhos destes homens primitivos, é sinal de menor contato com a civilização"
Parte da experiência que de Castle pretende levar avante relaciona-se com estudos parapsicológicos. O cientista afirma que os membros destas comunidades tribais primitivas presta-se admiravelmente a experimentos na área do ultra-sensível ou extra-sensível, ou ainda, percepção extra-sensorial.
A tribo em questão é a dos Cunas entre os quais se encontra um dos níveis de incidência de albinismo (ausência de pigmentação) já constatada.
Os Cunas tem em alta consideração os numerosos albinos que correm entre eles, denominando a esses indivíduos "Filhos da Lua" (em alusão a sua alvura e a brancura dos albinos).
Assim os Cunas atribuem a si mesmo uma ascendência lunar, para eles seria sua grande mãe. (Science Service)


(Uma vez Ana Paula me disse que curtia as músicas antigas do blog. Aproveitando então, o gancho do sonho, recordemos Biafra, sucesso massivo nos anos 80.)


Um comentário:

  1. Fiquei emocionada pelo texto e pela música também, amo Mitologia Grega. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir