domingo, 11 de julho de 2010

ALBINO GÓTICO



(Os gatos: o melhor do Cemitèrio da Recoleta.)











(Carlito entre anjos)


Creio que esta deva ser minha quinta visita a Buenos Aires e jamais entrara no badalado cemitèrio da Recoleta, indicado em tudo quanto è guia turìstica da cidade.
Passara em frente diversas vezes, mas jamais tivera curiosidade de entrar pra ver o tùmulo de Evita, sensacao entre os turistas. Nunca me seduziu essa senhora e, quase ao lado do cemitèrio hà a Plaza Francia, com sua feira de artesanato e o Buenos Aires Design, cheio de cor, coisas bonitas e gente viva! A necròpole sempre perdia pra isso tudo...

Ontem decidi fazer um programa gòtico e entrei por alguns minutos. Pra quem està familiarizado com nomes de ruas e cidades argentinas, a Recoleta è um verdadeiro quem è quem! Mitre, Pellegrini, enfim, todos os sobrenomes que importam ou importaram têm jazigos là.

Havia fila pra fotografar e passar em frente ao tùmulo simples de Evita. Olhei de soslaio e foi o bastante. O local è o centro das atencoes. 2 jovens se dirigiram apressadas a Carlito e a mim, dizendo sorridentes e gesticulativas: "Evita, Evita". Falamos em português e elas nos entenderam. Sei là porque dava pra sacar que eram brasileiras...
O que mais gostei no cemitèrio, na verdade, foi da enorme quantidade de gatos. Ao invés de prestar atencao aos túmulos, ficava procurando felinos! Vi menos do que no Jardim Botânico, mas, mesmo assim, hà muitos.
(No clima gòtico de visitas a cemitèrio, deu vontade de ouvir a sublime No Time to Cry, dos ingleses do Sisters of Mercy. Comprei o àlbum que tinha essa mùsica; discothèque pra vampiros. Ah, anos 80, anos 80...)

Um comentário: