segunda-feira, 12 de julho de 2010

CUIDANDO DOS PEQUENOS ALBINOS











12/07/2010O
Sol: Inimigo da Criança Albina
Postado por Fátima às 13:07:00

Crianças albinas precisam de cuidados especiais por não ter melanina, substância protetora natural da pele e que dá cor a ela.
Além da reposição do bloqueador solar durante todo o dia, o médico recomenda o uso de óculos escuros por conta da fotofobia, a intolerância a luz.

“O albinismo é genético. Eles não podem se expor ao sol forte, porque o resultado não será bronzeamento, mas sim queimaduras. Uma solução para é inverter o horário das atividades e brincadeira para à noite”, diz o dermatologista Gutemberg Botelho.

Não há tratamento, nem medicamento, o cuidado maior é proteger o albino do sol. “Se não protegido corretamente é possível na adolescência ter um câncer de pele. Não existe medicamento é algo genético. Artistas paraibanos como Mestre Sivuca, já falecido, e Ermeto Pascal, apresentaram problemas de pele, e mesmo assim alcançaram sucesso”, diz Gutemberg.

Sem a correta proteção, por ação do sol, a criança pode ter riscos de saúde, como câncer de pele. “Se não tomar cuidado primeiro surge manchas, depois irritações na pele e pode chegar problemas mais sérios como o câncer de pele. São consequências da exposição sem proteção”, diz

Para o dermatologista, pais devem estar atentos as crianças em fase escolar. “Aula de educação física só em ambiente coberto e ter sempre o protetor solar fator 50, passando de duas em duas horas”, recomenda. Outro alerta é para o uso durante o dia dos óculos de sol, para evitar o adiantamento de problemas como a catarata mais cedo.

Preconceito
Como qualquer outro pessoa que apresente algum problema na pele, a criança albina também sofre preconceitos. “Ainda há crianças e pais que têm preconceitos, pois acham que pega, mas percebo que é mais uma falta de informação. Isso deve ser evitado, podendo levar a problemas emocionais na criança para sempre”, alerta o dermatologista.

(Encontrado em http://salvemasnossascriancas.blogspot.com/2010/07/o-sol-inimigo-da-crianca-albina.html )

Um comentário:

  1. Olá. Minha secretária do lar é albina e possui uma pele muito grossa e ressecada.Ela praticamente não toma água e gostuma ter inflamação nos rins por conta disso. Sei que ela sofre por sua pele ser tão grossa e áspera, então gostaria de ajuda-la. Preciso saber se posso fazer uma esfoliação em seus braços para depois fazer uma hidratação com mamão, iorgute ou outra coisa; para poder aplicar um hidratante. Por favor precisamos de sua orientação.

    ResponderExcluir