terça-feira, 20 de julho de 2010

PROJETO DE LEI NO RIO GRANDE DO SUL

Mais um estado onde tramita projeto de lei que preve distribuiçao gratuita de protetor solar âs pessoas com albinismo. Viva!

Vida & Saúde - 19/07/2010 - 10h14min
Projeto prevê distribuição gratuita de protetor solar para portadores de albinismo

O deputado Jerônimo Goergen (PP) é autor do Projeto de Lei 170/2010, que determina a obrigatoriedade de distribuição gratuita de protetor solar pela rede estadual de saúde para as pessoas portadoras de albinismo residentes no estado do Rio Grande do Sul. Pela proposta, a distribuição mensal de protetor solar será feita através dos postos de saúde estaduais, que deverão disponibilizar atendimento oftalmológico aos portadores de albinismo (hipopigmentação congênita). O recebimento dos produtos serão garantidos mediante cadastramento realizado nos postos de saúde.

Para Goergen, o Estado do Rio Grande do Sul precisa estabelecer políticas públicas de atenção aos portadores de albinismo, contemplando as diversas fases da vida, desde o nascimento até a fase adulta, com ênfase para o atendimento nas áreas de dermatologia e oftalmologia.

"É preciso dar visibilidade à luta das pessoas com albinismo, mobilizar estas pessoas e, principalmente, sensibilizar o poder público para os problemas enfrentados pelos albinos, é preciso se investir no levantamento e cadastramento dessas pessoas portadoras de necessidades especiais e a distribuição de protetores solar é um começo desse processo de resgate à essas pessoas à cidadania", justifica.

Saiba mais

Albinismo é uma hipopigmentação congênita: ausência parcial ou total do pigmento na pele, nos cabelos e nos olhos. Existem vários tipos de albinismo, entretanto a forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo, denominado albinismo óculo-cutâneo.

Esta patologia, que decorre de um bloqueio incurável da síntese de melanina, ao afetar os olhos, sob a forma de nistagmo, redução da acuidade visual, estrabismo, fotofobia, perda da percepção de profundidade, causa deficiência visual de moderada a séria. Ao afetar a pele, provoca grande susceptibilidade ao câncer de pele.

O cotidiano do albino, portanto, é marcado pela intolerância à luz solar, ameaçado constantemente, pelos riscos da cegueira e do câncer de pele.
(Encontrado em http://www.litoralmania.com.br/imprimir.php?tipo=1&id=21948 )

(Engenheiros do Hawaii, grupo gaúcho, sucesso nos anos 80.)

Um comentário:

  1. Grande professor !!

    Dê uma espiadinha no Blog Cantinho do Rodrigo, ok?
    abração e parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.
    Marilce Giglio

    ResponderExcluir