segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG

Há exatamente 1 ano nascia o Blog do Albino Incoerente.
http://www.albinoincoerente.com/2009/02/sobre-lua-e-incoerencia.html

Nos primeiros dias, dominei a arte de postar, adicionar fotos e vídeos. Recém-saído do berço, o blog era como tantos e tantos outros; fazia gracinhas, falava de minhas coisas e pessoas favoritas, contava historietas.

A militância albina online nasceu no dia 11:
http://www.albinoincoerente.com/2009/02/tigre-albino.html

Além de começar a reunir num mesmo lugar o máximo de links, reportagens, sites, vídeose histórias sobre albinos, lancei-me a um descomunal trabalho de divulgação. Foram meses descobrindo e enviando emails literalmente pro planeta inteiro! Queimei pestana nesse processo, doeram as costas...

O primeiro resultado de peso veio no dia 17 de fevereiro. 2 semanas após sua criação, o blog ganhava destaque num dos jornais mais importantes do país!
http://www.albinoincoerente.com/2009/02/tigre-albino.html

Animei-me ainda mais pra divulgação e intensifiquei a divulgação. Milhares de emails, não, isso não é exagero, foram milhares MESMO! Tive minhas contas do GMail suspensas 3 vezes por exceder o número de emails permitidos pra envio e recebidos de volta. O sistema me identificou como spammer!!!

Valia a pena, porém. Matérias sobre meu trabalho pipocavam no Brasil todo, em sites, jornais grandes e pequenos, revista, rádio e TV. Repercutiu na Argentina, Portugal, Angola...

Abri espaço pra que outros albinos publicassem suas experiências, afinal, a proposta deste espaço é ser coletivo e democrático. O primeiro albino a compartilhar suas vivências conosco foi o maranhense Raimundo C@STRO, que se tornou parceiro do blog, sendo responsável, inclusive, pela transformação em endereço do albinoincoerente.com
http://www.albinoincoerente.com/2009/03/historia-do-cstro.html

A história do C@STRO não só se tornou a postagem com o maior número de comentários até hoje, mas, em menos de um mês foi usada por uma rádio portuguesa como roteiro pruma entrevista que fizeram com o jovem.

Dei diversas entrevistas, divulguei a causa albina o melhor que pude, nunca me esquecendo do pioneirismo da Associação das Pessoas com Albinismo da Bahia (APALBA). Jornais, rádio e TV... O Blog me trouxe o prazer inédito de visitar o Rio de Janeiro....

Além da viagem, tive o prazer de entrar em contato com uma série de pessoas iluminadas, divertidas, simpáticas e interessantes. Não citarei nenhuma nominalmente sob risco e medo de cometer o pecado de esquecer nomes tornados tão queridos.

Auxiliei mais de uma pesquisa escolar em diversos níveis, dei indicações de pessoas e endereços pra projetos diversos que me pediam auxílio, coloquei pessoas em contato, atendi solicitações, sempre tendo o prazer de contatar mais gente interessante no processo.

Botei a cara no You Tube com vídeos reivindicatórios. Falei aos 4 ventos sobre a necessidade de o governo distribuir bloqueador solar gratuitamente aos albinos. Com tanta falação e em tantos lugares, alguém tinha que me escutar, né?

Em agosto, o deputado estadual paulista Carlos Giannazi apresentou projeto de lei que obriga o estado de SP a nos dar protetor solar. O PL está tramitando na ALESP...
http://www.albinoincoerente.com/2009/08/projeto-de-lei-n-683-de-2009.html

Sem quere dizer que foram inspirados em mim, mas de qualquer modo, logo depois apareceram projetos similares em Mato Groso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco (vetado como inconstitucional, que vergonha, é inconstitucional ajudar quem precisa!!??)

Em outubro, Giannazi, Andreza Cavalli, o historiador da USP José Carlos Sebe Bom Meihy e eu estávamos na ALESP pruma audiência pública sobre o Projeto de Lei.

Depois, fui clicado, juntamente com outros albinos, pelo fotógrafo Gustavo Lacerda, que organiza uma exposição de fotos só com pessoas albinas.
http://www.albinoincoerente.com/2009/10/sessao-de-fotos.html

Esses foram apenas alguns fatos marcantes ocorridos desde a criação do blog. 2009 foi ano significativo pros albinos brasileiros, e não apenas devido ao Albino Incoerente, diga-se.

Entretanto, não vou ser falso modesto; parte do que aconteceu em 2009, fração importante da visibilidade que ganhamos ano passado foram frutos de nosso trabalho no blog. Dos leitores que ajudam a divulgar e enviam sugestões e críticas, dos colaboradores que sugerem pautas,mandam links e enviam suas histórias de vida.

Não sou falso modesto porque não reclamo a honra apenas pra mim. O blog está sendo construído coletivamente na medida do possível.

Adoro trabalhar em sua elaboração, dedico prazeirosamente parte de meu tempo procurando assuntos pra postar, acho o máximo quando alguém pedindo alguma indicação ou quando consigo colocar pessoas em contato e daí nasçam faíscas criativas.

O entusiasmo está na estratosfera e o gás longe de acabar. Atualmente, o Albino Incoerente está envolvido em 2 grandes projetos que ainda não podem ser revelados sob pena de gorarem. Caso vejam a luz do dia, tais projetos nos trarão ainda mais visibilidade.

Espero continuar contando com a colaboração e confiança dos amigos e aliados angariados até agora. Almejo aumentar esse número exponencialmente (sim, penso alto!).

A luta da causa albina mal começou e o aniversário do blog é apenas uma gota no mar de anos que espero que dure!

Feliz aniversário pra todos nós, participantes deste espaço, a festa é de todos nós!

(E o parabéns pro blog vem na versão mais sexy que essa canção jamais conheceu!)

15 comentários:

  1. Congratulations, dahlin'! You'll go a long, long way!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Roberto! O que vc faz se chama cidadania. Vc leva respeito e dignidade para aqueles que mais precisam e visibilidade social e política para essa causa que é de todos. Sua atuação está mudando consciências. Força, coragem,saúde e fé! Conte comigo sempre! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Parece que nossos sites são irmãos porque hoje também é o eniversário do meu.

    ANIVERSÁRIO DO CASTRO DIGITAL E RESULTADO DA PROMOÇÃO

    Muitos anos de vida para nossos filhos virtuais!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para o Albino Incoerente!
    É um trabalho muito bacana e tenho certeza que através dele nossos laços irão se fortalecer muito em um futuro próximo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Roberto.
    Parabéns por 1 ano de luta e dedicação ao blog.
    Como foi importante a criação dele. Conheci seu trabalho através do youtube. Coloquei todos os seus vídeos no meu orkut.
    Aproveito para agradecer o que fez por nós, aqui do Rio.
    Se Deus quiser teremos uma resposta positiva ainda este ano, qualquer coisa aviso.
    Que Deus continue abençoando esse trabalho que já transformou a vida de muitos.
    beijooss

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS ESSE É UM DE MUITOS ANOS QUE VEM POR AI
    FELICIDADES ROBERTO

    GASPAR
    SEMPRE UM ALBINO NA RIMA

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Roberto!
    Lhe descobri também desde quase o seu inicio. Para mim ler seu blog é um prazer muito agradável.Que maravilha!
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Você é um herói! Não desista do blog e nem do seu projeto! Continue assim!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Amooooooooooo o projeto!!!!!!!!!! Tanto pelo caráter social quanto pelas gargalhadas que dou sempre qdo entro no blog...
    Você já mandou currículo para a equipe de roteiristas do cqc, do teça insana etc?
    Beijú!!!!!!!!!!!!! Grazi.

    ResponderExcluir
  10. Mosdesto? LÓGICO que NÃO!
    Acredito fielmente que a maioria das vitórias que já tivemos e que ainda teremos, devemos a você e a sua vontade e disponibilidade de ter criando e manter atualizado esse blog!
    -Parabéns ROBERTO!
    Acredite que foi inspiradas nesse blog
    http://www.albinoincoerente.com/
    Que minha irmã e eu criamos tamvém nosso blog http://albinosdonossonordeste.blogspot.com/! PARABÉNS Albino incoerente Que esse "menino que tem apenas um aninho" cresça e viva muitos anos praticando o bem!
    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
    Com imensa admiração: SOL!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao caro amigo e a todos os que têm contribuído para que este Blog exista. Muito para além da defesa da causa albina é sem dúvida uma inspiração de cidadania em acção que se gostaria de ver multiplicada neste nosso mundo feito por pessoas que até nisso (na acção) deveriam ser todas iguais.

    Daniel Teixeira

    http://www.raizonline.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Roberto!!!!
    O blog é inteligente, bem humorado e tornou-se uma referência na web qdo o assunto é albinismo.
    Parabéns pelo espírito de cidadania e generosidade.
    (E ainda por cima, o cara é fotogênico pra caramba)
    Um grande abraço
    Gustavo

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela atuação, em expressar toda a forma de cidadania, contra os preconceitos, fico feliz em saber que existam pessoas como você!

    ResponderExcluir