terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ALUNO COM ALBINISMO NA CLASSE REGULAR – II

Segunda parte do artigo O Aluno com Albinismo na Classe Regular, de autoria de Julia Robertson Ashley. Lembrando que esse texto foi escrito no contexto dos EUA.

O que significa cegueira legal?
As crianças com albinismo têm uma faixa larga de acuidade visual, variando de 20/80 a 20/800. Você deve saber a acuidade e as habilidades funcionais individuais do seu aluno. Uma criança albina típica pode ter uma acuidade medida como 20/200, que é considerada cegueira legal. Cegueira legal é um termo definido pela Associação Médica Americana, em 1934, e adotada, em 1935, pelo Congresso dos Estados Unidos, para definir elegibilidade a serviços especiais para cegos. A cegueira legal é definida como “acuidade visual central de 20/200 ou menos no melhor olho, com lentes corretivas, ou acuidade visual central maior do que 20/200 se existe um defeito de campo visual no qual o campo periférico é de forma que o diâmetro maior do campo visual atinge uma distância angular menor que 20 graus no melhor olho” (Scholl, 1986:26).
Em termos simples, isto significa que se sua visão é classificada em 20/200, o aluno pode ver a 20 pés de distância o que os outros, com visão normal, vêem a 200 pés. Sua visão para perto (para leitura) pode (ou não) ser muito melhor; a criança deve possuir habilidade normal de leitura para perto, segurando o livro a três ou quatro polegadas dos olhos.


(Desta vez, o nome da autora me lembrou de Los Hermanos e seu estrondoso sucesso, Ana Júlia.)

Disciplina/comportamento em classe e a criança com albinismoVocê deve esperar que a criança com albinismo siga as regras da sala de aula e os códigos de disciplina exatamente como qualquer outro aluno seguiria. Encoraje o aluno a mover-se em silêncio pela sala para obter a melhor visão das atividades. Se ele precisar mudar-se de lugar para obter melhor foco visual de um filme, painel ou do quadro-negro, deve fazê-lo independentemente; os alunos mais velhos já sabem como é melhor para eles e devem ser encorajados a utilizar seus próprios métodos para compensar suas dificuldades visuais. A criança pode necessitar de assistência para saber onde se colocar e não atrapalhar a visão dos outros.
O aluno com albinismo, às vezes, parece não reagir a comunicações visuais ou sinais, a certa distância, tal como um aceno de cabeça, indicando quem deva responder a uma pergunta. Isto se dá, provavelmente, porque ele não pode vê-los! Pode ser difícil para esta criança reconhecer expressões faciais e gestos com as mãos. Use sugestões verbais tanto quanto físicas.

As crianças muito pequenas com albinismo
Quando se trabalha com crianças albinas, são apropriadas as mesmas atividades motoras e estratégias de aprendizagem usadas, regularmente, com alunos de visão normal na pré-escola. As atividades externas devem ser incluídas, assegurando-se, porém, de que estejam sendo utilizados filtros solares e óculos escuros, mesmo com as crianças menores. A Ashkosh B’gosh fabrica chapéus de condutores de trem em tamanho bem pequeno, que servem em bebês de poucos meses de idade. Outro produto útil é a linha de óculos Baby Optica. Eles fabricam tamanhos para recém-nascidos, bebês e crianças. Estes possuem um alto nível de proteção a raios UV, custam menos que US$ 15,00 e foram recomendados por uma mãe que os utilizou desde quando seu filho tinha menos de um ano de idade. Estes produtos são encontrados em muitas lojas especializadas em materiais para crianças. O uso de lentes coloridas deve ser discutido com os pais, que devem decidir-se consultando o oftalmologista de seu filho.
Quando a criança chega à idade da pré-escola, pode ser útil conversar sobre o albinismo com ela, pois julga que suas diferenças não serão compreendidas. De acordo com a Dra. Anne L. Corn, uma técnica efetiva para se usar com um pré-escolar seria permitir à criança o uso de uma lente de aumento e falar sobre Sherlock Helmlock, o detetive personagem da Vila Sésamo. A Dra. Corn recomenda começar logo aos quatro anos o uso de um monóculo (um telescópio manual, pequeno) pela criança. Isto não significa que a criança deva ser responsável pelo seu uso, mas que os pais devam mostrá-lo à criança e permitir-lhe que o use em viagens para praticar a visão aproximada de objetos distantes. Se uma criança estiver habilitada a usar auxílios óticos para baixa visão e, logo cedo, aprender as vantagens de usá-los, haverá uma menor resistência a eles na escola, de acordo com Dra. Corn.

Alunos em idade escolar
O espaço de uma mesa adicional pode ser necessário para permitir ao aluno o uso apropriado de materiais como livros impressos em tipos ampliados, aparelhos para baixa visão, lentes de aumento ou estantes inclinadas para leitura. O aluno deve trazer auxílios óticos para a sala de aula.
Os alunos com albinismo, como as outras crianças, não querem parecer “diferentes”, muito menos evitáveis. Quando se mostram relutantes no uso de recursos óticos, como um monóculo (um pequeno telescópio manual) ou uma lente de aumento, você deve discutir esse fato com o professor especializado na área da deficiência visual.
Muitos alunos com albinismo são capazes de ler livros escolares em padrões comuns de impressão, mas também, algumas vezes, precisam do auxílio de recursos óticos. A criança deve consultar um especialista para determinar que recursos óticos lhe serão úteis. Se ela necessitar de livros em tipos ampliados, estes serão obtidos pelo professor especialista. Se são necessários mapas ou cartazes de sala, este professor sempre pode ajudar o professor regular a adaptar os materiais para o aluno. A impressão em tipos ampliados é sempre usada nos graus elementares, mas seu uso na escola pode ser interrompido no 2º grau, devido ao desejo de o aluno usar o mesmo material que os outros. No 2º grau, os livros gravados e de tipos ampliados são utilizados em casa para leitura. Os livros de impressão regular são lidos na escola com lentes de aumento. São usados, também, textos gravados em fitas. Aparelhos de áudio com fitas cassete e gravadores podem ser usados para gravar lições e observações, se necessário.
O nistagmo e a reduzida acuidade visual podem causar fadiga ao aluno durante a leitura; é importante permitir freqüentes pausas durante períodos de leitura e exames escritos. As pausas não precisam ser longas, podem ser o suficiente para o aluno olhar ao redor da sala por alguns minutos. Você pode precisar encorajá-lo a usar os materiais adaptados e a responder a qualquer questão de outros alunos sobre seu uso.


Um comentário: