quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ALBINISMO NO CÂMERA RECORD

2009 assinala um novo tempo pros albinos brasileiros: entramos definitivamente pro mapa das políticas públicas de saúde e da mídia. O pioneiro e inspirador trabalho da APALBA, na Bahia, marcou o início dessa caminhada. 2009 marcou a expansão da causa albina em nível nacional.

Tenho dado uma ou outra indireta a respeito de que "vinha mais coisa por ai", perceberam? Bom, e veio mesmo! Ontem fui autorizado a começar a divulgar data e horário do programa Câmera Record especial sobre albinismo.

Em setembro, o produtor Ricardo Droppa me contatou pedindo informações e sugestões de pauta e personagens para um Câmera Record a respeito do albinismo. Quando postei sobre a sessão de fotos no estúdio do fotógrafo Gustavo Lacerda, disse que havia até equipe de TV. Tratava-se do pessoal do Câmera Record.

Dia 20 de novembro, às 23:00, irá ao ar o resultado dos esforços de várias pessoas interessadas em esclarecer sobre o tema do albinismo.

Orgulho-me em dizer que modestamente colaborei para a montagem da pauta do programa fornecendo contatos e nomes de pessoas ou entidades representativas da causa albina.

Através deste blog, a produção contatou o pessoal da APALBA e o rapper albino Gaspar. Já era hora de o Brasil todo conhecer o trabalho pioneiro e inspirador da associação baiana, até agora a única entidade organizada de pessoas com albinismo no país. Também será fantástico que o trabalho do Gaspar ganhe difusão nacional. Conheci-o pessoalmente na sessão de fotos e o menino merece.

Sei que o programa mostrará os albinos da Ilha de Lençóis, no Maranhão, e também uma matéria com Andreza Cavalli, além do trabalho de Lacerda, claro.

Não há dúvidas de que o programa representará importante passo na construção e difusão de um processo de luta mais organizado e consistente dos albinos brasileiros.

Vem mais coisa por aí, aguardem....

(Pra celebrar o novo tempo pros albinos brasileiros, sigo a sugestão da Dra. Shirlei Moreira, dermatologista baiana, fundamental pro movimento albino daquele estado. Outro dia, ela me disse que queria ver a canção Um Novo Tempo, do Ivan Lins, neste blog. Pedido atendido, doutora! O blog é da causa, não apenas meu, por isso, sugestões são sempre bem vindas. )

3 comentários:

  1. Nossa, que legal!
    Fico muito feliz em saber
    (se não puder assistir vou por para gravar o program,rsrs).

    São ações como essas que vão contribuir decisivamente para a divulgação e conscientização do albinismo no Brasil,
    principalmente quando paramos para pensar que em muitos casos o indivíduo só toma conhecimento da sua condição de albino já na vida adulta (isso quando ficam sabendo), passando por grandes dificuldades durante seu desenvolvmento (além do preconceito), e não tendo os devidos cuidados com relação ao sol, o que implica em graves prejuízos a sua saúde.

    É verdade que ainda há muito o que ser feito,
    mas são ações como essas que nos dão força e nos impulsionam a continuar lutando, a não perder as esperanças.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL,SEMPRE TENDO REPORTAGEM SOBRE ALBINISMO ASSIM AS PESSOAS POSSAM SABER MAIS SOBRE O ALBINISMO,APESAR QUE MUITAS REPORTAGENS TRAZEM TEMAS UM POUCO NEGATIVOS A NOSSO RESPEITO,MOSTRANDO A GENTE COMO SE FOSSE UNS MORCEGOS QUE SO SAEM A NOITE E NÃO MOSTRAM A CAPACIDADE QUE A GENTE TEM DE VIVER NORMALMENTE.

    ResponderExcluir
  3. ESTA REPORTAGEM É MUITO IMPORTANTE PARA QUE AS PESSOAS APRENDAM A VER UMA PESSOA ALBINA COMO UMA PESSOA COMUM, O QUE REALMENTE SOMOS, TEMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES, MAS QUEM NÃO HAS TEM, COMO POR EXEMPLO NÃO PODER FICAR MUITO TEMPO AO SOL, MAS ISTO NEM FAZ FALTA AFINAL O SOL ALÉM DO LIMITE NÃO FAZ BEM A NIGUÉM, O QUE SEI É QUE UM ALBINO VIVE NORMALMENTE COMO QUALQUER PESSOA, POIS A COR DA PELE OU A LIMITAÇÃO VISUAL COMO NO MEU CASO E DOS MEUS IRMÃOS NÃO NOS IMPEDE DE FAZER NADA, PELO CONTRARIO, SOMOS REALIZADOS EMOCIONALMENTE, PROFISSIONALMENTE E EM TODA E QUALQUER ÁREA DE NOSSAS VIDAS

    ResponderExcluir