sexta-feira, 20 de novembro de 2009

RECONHECIMENTO

Governo reconhece comunidades quilombolas
08h13, 19 de novembro de 2009

No dicionário, a palavra reconhecimento significa ato ou efeito de reconhecer(-se); recognição. Mas, para o remanescente quilombola Manoel Oliveira, da comunidade Mumbaça, reconhecimento também quer dizer reconquista da dignidade e o início de uma nova fase, com mais respeito e atenção do poder público. Compartilhando dessa mesma opinião, representantes de 26 comunidades quilombolas receberam os certificados de reconhecimento de comunidade quilombola.
Primeiro a se pronunciar, Manoel Oliveira destacou a importância da solenidade, onde 26 comunidades foram oficialmente reconhecidas de uma só vez, algo inédito na história de Alagoas, e, principalmente, por esses mesmos grupos poderem, a partir de agora, contar com políticas públicas específicas para melhorar a infraestrutura, saúde e educação do local onde vivem.
“Através desse reconhecimento, a gente espera que as comunidades sejam mais respeitadas e, com o decorrer do tempo, possamos observar uma melhora na qualidade e vida dos quilombolas”, afirmou Manoel.
Ele também reconheceu a importância do trabalho desempenhado pela Gerência do Núcleo de Quilombolas e toda sua equipe. “Berenita e Sandreane Melo tiveram um papel fundamental no autorreconhecimento das comunidades certificadas hoje. Graças ao belo trabalho desempenhado por elas, foi despertado o espírito de união nas comunidades visitadas e tornou-se possível fazer um resgate histórico”, salientou Manoel.
Dirigindo-se diretamente aos quilombolas de maneira franca, o diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Geraldo de Majella, afirmou que os quilombolas são os mais excluídos entre os excluídos do Brasil, mas com o reconhecimento do Estado, as 26 comunidades terão acesso a políticas públicas específicas e serão contempladas com ações capazes de mudar uma realidade cruel imposta há séculos.
“Iremos trabalhar de maneira integrada, governo federal, estadual e municipal. Inclusive, a Secretaria de Estado da Educação já avançou nesse trabalho. Atualmente existem 52 turmas do Programa Brasil Alfabetizado que atendem 31 comunidades quilombolas de 18 municípios e a proposta é dobrar esse número no próximo ano”, disse Majella.
O secretário também falou de benefícios de outros órgãos voltados às comunidades remanescentes de quilombos. “Na área de saúde, foi concluído no fim de outubro o mapeamento genético da comunidade Filus e agora eles iniciaram um acompanhamento médico para prevenir e monitorar possíveis doenças provocadas em decorrência do albinismo. Esse trabalho está sendo feito pelo Hospital Universitário sob acompanhamento dos doutores Fernando Gomes, Cláudio Cavalcante e Isabella Monlle, com um importante apoio da ouvidora Márcia Rabello”, explicou Majella.
História de resistência — Essa integração relatada por Majella também foi ressaltada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo. Além de destacar o trabalho desenvolvido pelo Iteral, ele também discursou sobre o quilombo, representação simbólica e física do principal combate da história brasileira. “Em Alagoas, tivemos o maior exemplo de resistência e, ao mesmo tempo, o maior massacre liderado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho”, disse Zulu.
Ele aproveitou a oportunidade e comunicou aos presentes que eles agora poderão ser beneficiados pelo Programa Etnodesenvolvimento, que visa capacitar liderança e promoção de desenvolvimento, emprego e renda através das várias manifestações culturais dessas comunidades.
Representando o governador Teotonio Vilela, o secretário da Cultura, Osvaldo Viégas, transmitiu uma mensagem do governador: “O Governo agradece e parabeniza o trabalho do Iteral, bem como toda sua equipe, assim como a Fundação Cultural Palmares. O governador também tem a certeza de que Alagoas será o primeiro estado a produzir o mapeamento étnico-cultural de todas as suas comunidades quilombolas”, transmitiu Viégas.
Também participaram da solenidade de entrega dos certificados de reconhecimento a secretária da Ciência e Tecnologia, Kátia Born, o prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Júnior, e o deputado estadual Álvaro Guimarães.
Fonte: Assessoria

(Encontrado em http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/index.asp?vEditoria=Pol%C3%ADtica&vCod=75881)
(Quando se fala em RESPEITO, não consigo deixar de pensar numa de minhas canções favoritas de todos os tempos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário