sábado, 28 de novembro de 2009

READER

Aparelho lê em voz alta para pessoas com deficiência visual
Faders

27/11/2009
O Reader foi criado para ajudar pessoas com dislexia, outras dificuldades de aprendizagem ou que tenham problemas de visão, como cegueira parcial ou total

A Intel anunciou nesta terça-feira (10) o Reader, um dispositivo móvel criado para ajudar pessoas com dislexia, outras dificuldades de aprendizagem ou que tenham problemas de visão, como cegueira parcial ou total, o que torna a leitura de palavras impressas difícil ou impossível.
Do tamanho de um livro, o Reader converte texto impresso em digital e depois o lê em voz alta para o usuário. O design do aparelho combina uma câmera de alta resolução com o poder do chip Atom, permitindo que os usuários escutem o texto impresso.
Grandes quantidades de texto, como um capitulo inteiro de um livro, poderão ser facilmente capturadas para leitura posterior quando o Reader for utilizado em conjunto com o Portable Capture Station.
Os usuários terão acesso confortável e flexível a uma variedade de materiais impressos, ajudando não apenas a aumentar a liberdade deles, mas também a melhorar a produtividade e a eficiência na escola, no trabalho ou em casa.
O conceito original do Reader foi criado por Ben Foss, um pesquisador da Intel identificado na escola elementar como um entre os 20% de pessoas de todo o país que apresentam sintomas de dislexia.
Ao longo de muitos anos, ele dependeu da ajuda dos outros ou de um duro processo para extrair as letras da página sozinho. Quando ele ficou adulto muito do conteúdo que desejava - dos materiais profissionais até leituras só por prazer - não estava disponível em áudio.
Só nos Estados Unidos existem 55 milhões de pessoas que podem ser ajudadas pelo Reader.
O aparelho vai ser lançado nos Estados Unidos. Para o Brasil ainda não há uma data de lançamento nem preço para o usuário final.
Fonte: Notícias R7

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=27421)

(Uma das delícias mais deliciosas dos Jackson Five: ABC.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário