terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROJETO DE LEI EM ARACAJU

Publicado em: 23/11/2009 13:35:57

Dr. Gonzaga quer fornecimento gratuito de protetor solar para vítimas de doenças de pele
Projeto de autoria do vereador Dr. Gonzaga apresentado na Câmara Municipal prevê o fornecimento gratuito de bloqueador solar às pessoas carentes, vítimas de queimaduras, portadoras de lúpus eritematoso, câncer de pele, vitiligo e albinismo. O vereador justificou a propositura lembrando que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, o qual deve garantir, mediante políticas sociais e econômicas, ações que visem reduzir o risco de doença e de outros agravos.
Entendo que a preocupação com a saúde deve centrar-se não apenas na assistência à doença, mas também na prevenção e na promoção da qualidade de vida, neutralizando os fatores que colocam em risco a saúde da população, explicou Dr. Gonzaga. Segundo o vereador, que também é médico, as pessoas que sofreram queimaduras e as portadoras de câncer de pele, de lúpus eritematoso, de vitiligo e albinismo necessitam ser especialmente assistidas, para que possam desenvolver regularmente suas atividades, sem que a exposição ao sol reduza a capacidade de viver de maneira digna.
Ele alertou que entre as causas do câncer de pele, a principal é a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol, sem os devidos cuidados de proteção, pois outras regiões do corpo também correm risco de terem sido lesadas e estejam igualmente vulneráveis para a instalação de outros processos cancerosos, principalmente se a pessoa continuar sendo exposta ao sol.
Nos casos de vitiligo e albinismo, que estão associados à falta do pigmento protetor, a melanina, estas pessoas podem ser facilmente afetadas por queimaduras solares nas áreas afetadas, e a melhor maneira de evitar danos maiores é cobrir a pele com roupas adequadas e usar regularmente um protetor solar de número alto. Infelizmente, a maioria das pessoas fica exposta ao sol a maior parte do tempo durante suas atividades diárias e os altos custos dos produtos de proteção solar, no entanto, impedem sua aquisição pela grande maioria dos brasileiros, explicou o vereador.

(Encontrado em http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=2311200913395474944)

(Um pouco sobre Aracaju.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário