sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ALBINA INCLUÍDA

12 de Novembro de 2009 - 13:40
Inclusão de deficiente visual vira desafio de Escola em Fátima do Sul

Redação Fátima News
Há três anos a Escola Estadual Senador Filinto Müller atende alunos com deficiência visual – cegos e baixa-visão. Hoje estão freqüentando regularmente as aulas quatro alunos cegos e uma aluna baixa-visão.

Um dos primeiros alunos matriculado foi o senhor Getúlio Valentin Assunção que nunca havia freqüentado a escola e com 60 anos está alfabetizado. Apesar das dificuldades motoras consegue ler e escrever em Braille utiliza o sorobã para cálculos matemáticos e é um grande incentivador de seus colegas pela sua persistência e coragem. Estuda a 2ª fase da EJA

A Angélica Dionízio Rocha é aluna da escola desde 2003 iniciou com baixa-visão e hoje possui apenas resíduo de luminosidade. Já lê e escreve em Braille. Utiliza o programa de computador para cegos – Dosvox - com muita facilidade e autonomia. Estuda o 5º ano do Ensino Fundamental. É uma aluna dedicada e esforçada, recebe muito apoio da família.

A aluna Daniela Ledesmo foi uma das primeiras alunas a freqüentar a escola também nunca tinha freqüentado escola e hoje se sente realizada, pois fez novas amizades e está totalmente integrada e incluída no grupo. Estuda o 2º ano do Ensino Fundamental

A aluna Marina Rosa da Silva chegou depois. Já havia sido alfabetizada no Instituto dos Cegos de Campo Grande. Lê e escreve com muita desenvoltura o Braille. É muito crítica e simpática.

A aluna Irene Ramos tem baixa-visão como conseqüência do albinismo, e está cursando o 7º ano do Ensino Fundamental. É muito corajosa e perseverante, mãe de dois filhos – um deles estuda com ela e ajuda em sala de aula. Quer ser professora.

Além de freqüentarem o ensino regular os alunos recebem aulas na sala de recursos em outro turno, onde aperfeiçoam as técnicas do sistema Braille de escrita, aprendem sorobã e recebem instruções sobre como se orientar no espaço – Orientação e Mobilidade e AVD.

A escola recebeu uma Sala Multifuncional DV para atender esses e outros alunos que virão no ano de 2010.. São recursos de última geração para atender os alunos deficientes visuais e com isso facilitar seus estudos.

Com a reforma a escola será adaptada com piso tátil, rampas, e outros recursos de acessibilidade, tornando um ambiente adequado e facilitador para os deficientes visuais e outros.

Ser uma escola inclusiva é ser um espaço de todos e para todos. Espaço este em que devemos buscar atender e entender a diversidade humana.

Veja um pouco do trabalho desenvolvido na Escola Estadual Senador Filinto Muller clicando o link abaixo:
ESCOLA INCLUSIVA
(Encontrado em http://www.fatimanews.com.br/canais/noticias/?id=92288)
(Deu uma vontade de ouvir Fátima Guedes! Lembro-me de quando ela apareceu num dos Festivais da Globo, no início dos anos 80. Amo Fátima!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário