terça-feira, 10 de novembro de 2009

RELATO SOBRE ESTRABISMO

Outra pessoa com albinismo resolveu participar do espaço aberto pelo blog pra envio de histórias pessoais. Há um par de semanas, Moisés Margotto, de Vitória (ES) me escreveu contando que descobrira o blog e estava gostando bastante. Como faço com todos que me escrevem, convidei-o a contar suas experiências e ele topou.
Espero que a história abaixo, seja a primeira de muitas... Obrigado, Moisés.

O estrabismo é curável mesmo para albinos


(Coincidentemente, esta semana não me sai da cabeça um dos temas dos filmes de James Bond, For Your Eyes Only, cantada pela escocesa Sheena Easton. O mp3 tá até gasto de tanto que tô ouvindo! Que bom poder ilustrar o post com essa música. Obrigado de novo, Moisés!)

Após muito e muito pesquisar sobre possíveis melhoras quanto a capacidade de enxergar, durante idas e vindas por vários grandes centros como São Paulo, Londres, Johannesburg e Estamos Unidos encontrei em Belo Horizonte-MG um "horizonte" para melhora.
Minha oftalmologista - especialista em visão subnormal - indicou-me um outro especialista que trata a muito tempo casos de estrabismo entre albinos, mesmo com casos que envolveram nistagma, astigmatismo e hipermetropia.

Apenas para esclarecimento o estrabismo, em termos simples, é o desalinhamento dos olhos em relação a um ponto focal, ou seja, quando olhamos fixamente a um ponto, apenas um dos outros está alinhado com este. Nosso cérebro anula a imagem do olho "não utilizado" e faz uma imagem apenas com o olho com o objeto em questão. Isto é muito comum em casos de baixa visão pois, ao passar dos anos, vamos forçando a visão (especialmente de perto), fazendo com que sejamos portadores de uma falsa visão monocular.

O objetivo principal do tratamento do estrabismo é a melhora da capacidade funcional pois os olhos voltam a estar em simetria, evitando assim, um cansaço de apenas um olho.

Após uma série de consultas com este médico, chegou a época da cirurgia. Antes dela, foi feita uma avaliação com uma pedagoga quanto a capacidade de leitura medida em palavras por minuto lidas em voz alta. Antes da cirurgia, minha média foi de 105 a 109 palavras.

Em meu caso, a cirurgia envolveu apenas o olho direito, sendo feita a micro intervenção nos músculos laterais dele. Sem dor e sem desconforto ou, como dizemos no Espírito Santo (onde vivo) sem “gastura”.

Após a cirurgia e um dia de hospital fui liberado para retornar aos poucos a minhas atividades. Foram feitas consultas ainda com 30 e 90 dias após a cirurgia. Tudo correu de maneira perfeita e hoje, medido pelo mesmo teste anterior, tenho médias de leitura de 134 a 141 palavras por minuto além claro de o efeito estético ser incrível.

Qualquer melhora para nós albinos é uma grande melhora.

Segue abaixo links úteis:

Estrabismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrabismo
Dr. Galton Carvalho Vasconcelos: http://www.iobh.com.br/pg.php?cntID=3#

sdS
Moisés Margotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário