domingo, 15 de novembro de 2009

NO DIVÃ COM LILIA CABRAL

Roberto Rillo Bíscaro

Acabei de ver um filme nacional muito bom: Divã (2009). Baseado numa peça teatral que por sua vez baseara-se num livro, o filme conta parte da história de Mercedes, brilhantemente interpretada pela atriz Lilia Cabral, que interpretou a personagem na peça.

Mercedes é uma racional mulher da classe média, aparentemente bem casada e resolvida que procura um analista "pra ver qual é". A partir das sessões, as coisas vão se mostrando diferentes do que ela antes julgava. Uma pessoa "comum" como tantos de nós, mas que prova que qualquer pessoa tem um universo interior e uma historia merecedora de ser contada.

Bem cuidado tecnicamente, dá gosto de ver, por exemplo, como a produção ressalta a diferença entre Mercedes e sua melhor amiga, não apenas nos diálogos, mas também nas cores das roupas que usam. Se cinema é contar história através de imagens, Divã se mostra bem eficiente nesse quesito.

Outra solução que adorei foi o fato de nunca vermos o rosto ou escutarmos a voz do analista. Ele apenas aparece de costas. Isso dá a impressão de que Mercedes está falando conosco, com o público. Bem mais sofisticado do que Shirley Valentine, filme inglês dos anos 80, do qual me lembrei vendo Divã.

Lilia Cabral segura o filme e conhece a personagem muito bem. E que sorriso lindo! Ela me fez rir e me fez chorar. A hora em que ela desaba no hospital é de arrepair. Ave Lilian! Entretanto, tenho que ser justo e dar louros também pro resto do elenco, especialmente pra Alexadnra Ritcher, no papel da melhor amiga.

Algo me incomodou? Sim, algo me incomodou: a tentativa de ser muito engraçado o tempo todo por vezes faz o filme cair no humor sem graça e até meio vulgarzinho e batido, mas, felizmente, não com tanta frequência. O roteirista deve assistir sitcom norte-americana demais!

Mas, isso não tira o prazer de ver Divã. Recomendo especialmente pra quem vive reclamando da vida. Claro que a vida não é fácil. Mas também tem delicias e não vem com manual de instrução. Tem que viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário