quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DICAS PRA PROFESSORES

Quais atitudes os professores podem ter para ajudar alunos com deficiência ou limitação visual?Texto da Unesco traduzido por Maria Amélia Xavier dá sugestões que podem ser úteis a professores

Sempre é possível ajudar nossas crianças, menos favorecidas pela vida, que apresentam dificuldades de audição ou de visão, sentidos tão importantes para que possamos usufruir em plenitude dos bens que a vida nos deu. Portanto, damos abaixo sugestões da UNESCO, que poderão ser úteis aos professores:
- Descubram, através da criança, qual é o melhor lugar para que ela enxergue a lousa quando estiver sentada bem à frente da classe.
- A luz não deve refletir sobre a lousa e vocês devem se certificar de que o giz apareça com clareza na lousa.
- Se os olhos da criança forem sensíveis à luz, coloquem-na longe da janela. Façam com que use um boné com aba para deixar os olhos na sombra ou dê um pedaço de papelão para usar como sombra (ou tela) quando estiver lendo ou escrevendo.
- Assegurem-se de que a criança sabe como se movimentar pela escola e sala de aula. Os professores e alunos videntes devem conduzi-la, caminhando na frente com o aluno com deficiência visual levementre atrás e para um lado, segurando o cotovelo do guia. Avise-o sobre obstáculos, tais como degraus e portas estreitas.
Estratégias de ensino - Utilizem escrita grande sobre a lousa ou auxílios visuais. O uso de giz colorido é recomendado. Deixem que as crianças se aproximem da lousa ou dos auxiliares de ensino a fim de que possam enxergar mais facilmente.
- Leiam em voz alta o que está escrito no quadro negro.
- Preparem recursos complementares de ensino que as crianças possam ler mais facilmente, como acontece com materiais com letras de tamanho maior. Outras crianças na classe poderiam ajudar a preparar estes recursos. É possível fazer cópias xerox, aumentando o tamanho ou usando fontes maiores em impressões de computador. Isto também pode ajudar as crianças que têm dificuldades de ler.
- As crianças podem ter dificuldade de enxergar linhas no papel para escrever. Pode-se dar a elas papéis com linhas mais grossas riscadas sobre eles.
- Algumas crianças se beneficiarão utilizando lentes de aumento. Existem dois tipos disponíveis. Um que aumenta a página inteira ou aumentadores de linhas que são uma ajuda útil para leitura.
- Encorajem as crianças a usar um ponteiro ou o dedo quando estiverem lendo. Cubram o resto da página com papel exceto o parágrafo que a criança estiver lendo. Use um suporte para livros para evitar reflexos.
- As crianças que têm baixa visão precisam aprender através do toque bem como através de escutar. Elas devem ter oportunidade de manipular objetos.
- Coloquem o aluno(a) com dificuldade de ver junto com um colega de classe vidente que possa ajudá-lo(a) a organizar seu trabalho. O parceiro pode ajudar a encontrar a página certa; repetindo suas instruções e assim por diante.
- Usem elogio verbal ou toque para dar encorajamento à criança.
- Usem os nomes dos alunos durante discussões de classe a fim de que a criança saiba quem está falando.
- Os computadores oferecem apoio específico a alunos com limitações visuais, e cegueira. Os alunos podem imprimir uma cópia grande de impressão, ler o texto na tela, usando software de ampliação de tela, escutar o texto num sintetizador de voz ou convetê-lo ao Braille.
- Torne um ábaco (instrumento de calcular) disponível para a criança em aulas de matemática.
As lições podem ser gravadas usando um gravador para tocar de novo em casa ou como revisão. Os alunos que experimentam dificuldades em escrever também podem fornecer informações gravadas em audio. Versões gravadas de livros algumas vezes estão disponíveis em bibliotecas.
Vocês tentaram algumas destas adaptações ou estratégias em seu ensino?
Quais as que foram bem sucedidas?

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=27166)

(Abaixo, vídeo do camaleão David Bowie e sua Sound and Vision. Nossa, como o teclado "gelado" desse álbum influenciou a cold wave inglesa...)

2 comentários:

  1. Eu acho essa a música + básica do Bowie, + até do que outras pérolas que ele fez na década de 80!

    ResponderExcluir
  2. Valeram as dicas, gostei bastante!

    ResponderExcluir